Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
32º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
NESTA QUARTA

Mais de 40 mil alunos da rede municipal de Palmas voltam às aulas

03 agosto 2022 - 09h13Por G1 Tocantins

O segundo semestre letivo será iniciado nesta quarta-feira (3) para mais de 40 mil alunos matriculados na rede municipal de Palmas. São 77 unidades educacionais de ensino entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Segundo a secretária de educação de Palmas, Cleizenir dos Santos, três unidades estão finalizando reformas tiveram o início das aulas adiado para a próxima segunda-feira (8).

Escola Municipal Daniel Batista, na 508 Norte;
Escola Municipal de Tempo Integral Aprigio Tomaz de Matos, na zona rural de Palmas;
Escola Municipal Degraus do Saber, na 1104 Sul;
Com exceção destes locais, todas as demais unidades vão voltar às aulas nesta quarta-feira (3).

Aulas 100% presenciais

O município vai manter as aulas 100% presenciais no segundo semestre. O formato voltou a ser adotado ainda no início do ano e as escolas vão manter os cuidados que vinham sendo adotados.

Conforme a secretária Cleizenir dos Santos, as unidades possuem comitês de saúde próprios e podem decidir medidas adicionais como o uso de máscaras.

"Não é obrigatório, mas as unidades e as famílias que fazem essa opção. Mantemos os cuidados de sempre, principalmente com higienização das mãos, o distanciamento, cuidado com os toques, uso do álcool em gel. Tudo isso continua nas escolas e é necessário”, comentou em entrevista à TV Anhanguera.

Ainda há vagas

A secretária informou que o município tem 920 vagas disponíveis na educação infantil e quase 2 mil para o ensino fundamental.

“O que ocorre é que as vagas nos berçários são menos porque a obrigatoriedade é acima de quatro anos. Para estes estudantes temos vagas sim, como também nos berçários. Nem sempre há vaga na unidade em que a família quer que a família estude”, comentou.

As matrículas são realizadas pelo Sistema Integrado de Matrículas (SIMPalmas), onde os pais precisam fazer um cadastro e indicar a escola ou Cmei em que querem tentar a vaga. A classificação é feita pelo sistema levando em consideração vários critérios.