Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
NESTA QUARTA

Mais de 40 mil alunos da rede municipal de Palmas voltam às aulas

03 agosto 2022 - 09h13Por G1 Tocantins

O segundo semestre letivo será iniciado nesta quarta-feira (3) para mais de 40 mil alunos matriculados na rede municipal de Palmas. São 77 unidades educacionais de ensino entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Segundo a secretária de educação de Palmas, Cleizenir dos Santos, três unidades estão finalizando reformas tiveram o início das aulas adiado para a próxima segunda-feira (8).

Escola Municipal Daniel Batista, na 508 Norte;
Escola Municipal de Tempo Integral Aprigio Tomaz de Matos, na zona rural de Palmas;
Escola Municipal Degraus do Saber, na 1104 Sul;
Com exceção destes locais, todas as demais unidades vão voltar às aulas nesta quarta-feira (3).

Aulas 100% presenciais

O município vai manter as aulas 100% presenciais no segundo semestre. O formato voltou a ser adotado ainda no início do ano e as escolas vão manter os cuidados que vinham sendo adotados.

Conforme a secretária Cleizenir dos Santos, as unidades possuem comitês de saúde próprios e podem decidir medidas adicionais como o uso de máscaras.

"Não é obrigatório, mas as unidades e as famílias que fazem essa opção. Mantemos os cuidados de sempre, principalmente com higienização das mãos, o distanciamento, cuidado com os toques, uso do álcool em gel. Tudo isso continua nas escolas e é necessário”, comentou em entrevista à TV Anhanguera.

Ainda há vagas

A secretária informou que o município tem 920 vagas disponíveis na educação infantil e quase 2 mil para o ensino fundamental.

“O que ocorre é que as vagas nos berçários são menos porque a obrigatoriedade é acima de quatro anos. Para estes estudantes temos vagas sim, como também nos berçários. Nem sempre há vaga na unidade em que a família quer que a família estude”, comentou.

As matrículas são realizadas pelo Sistema Integrado de Matrículas (SIMPalmas), onde os pais precisam fazer um cadastro e indicar a escola ou Cmei em que querem tentar a vaga. A classificação é feita pelo sistema levando em consideração vários critérios.