Palmas
28º
Araguaína
29º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
EXPOSIÇÃO

Mostra fotográfica será aberta em agosto no museu Palacinho

26 julho 2022 - 15h06

No dia 1º de agosto próximo, o Museu Histórico Palacinho vai receber a mostra fotográfica ‘Palmenses – Em Frente, a Nossa História’. A exposição é uma iniciativa da Associação Amigos do Palacinho e tem o apoio da Prefeitura de Palmas e da Secretaria da Cultura e Turismo do Tocantins. A mostra consiste em painéis contendo fotos em preto e branco de pessoas que são reconhecidas por sua atuação profissional na construção da Capital tocantinense. As imagens são uma produção artística exclusiva do fotógrafo Edu Fortes. 

“Esta exposição é a celebração das muitas faces de um sonho coletivo, lembrando que afinal aqui, somos todos palmenses”, diz o curador da mostra, o arquiteto José Eduardo Rodrigues.

A exposição está organizada a partir de 41 fotografias distribuídas em painéis. A ideia é provocar a visão de fragmentos de memórias de pessoas que vivenciaram e acreditaram na construção e desenvolvimento desse novo alvorecer. Também faz parte da exposição, uma sequência de imagens que traduzem as características socioculturais da Capital.

“Essa é uma oportunidade de reconhecer e homenagear os primeiros que aqui chegaram, pessoas que construíram nossa cidade. Palmas é uma cidade plural e acolhedora. Aqui habita um pedacinho de cada canto do Brasil”, destaca a prefeita Cinthia Ribeiro, completando: “Convido todos a apreciarem esta linda exposição e conhecerem um pouco mais da nossa história.”

Palacinho

Idealizador da Associação Amigos do Palacinho, entidade que, em 2019, conseguiu reinserir o Palacinho no cotidiano da cidade, restaurando e reorganizando o museu, José Wagner Praxedes destaca o valor da mostra fotográfica para conhecimento geral sobre “o papel fundamental das pessoas que deixaram suas cidades de origem para construir um novo futuro, acreditando no desbravamento e início da construção de uma capital, tornando-se palmenses precursores de uma série de atividades profissionais”, explica.

A mostra ‘Palmenses – Em Frente, a Nossa História’ ficará no Museu Histórico Palacinho até o dia 31 de janeiro de 2023, sendo aberta oficialmente no dia 1º de agosto e a partir do dia 2 para a visitação do público em geral.