A primeira dama, Janja Silva, usou durante a cerimônia de posse do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, uma roupa com detalhes produzidos em solo tocantinense.
Cerca de 180 pequenas peças em capim dourado que embelezaram o blazer e o colete de Janja foram feitos especialmente para a ocasião por Eliene Bispo, presidente da Associação Dianapolina de Artesãs (ADA) no sudeste do Estado.
A presidente da associação Eliene Bispo conta que a própria Helô Rocha, estilista responsável pelo traje, entrou em contato com ela, em dezembro do ano passado. A escolha do artesanato dianopolino é mais um reconhecimento para a artesã que com auxílio da Sectur, participa de diversas feiras nacionais e internacionais de artesanato.
Para Eliene ter o artesanato da associação nesse momento histórico da posse presidencial é uma grande conquista pois é um reconhecimento de anos de trabalho “Foi muito gratificante pra mim é reconhecimento de muitos anos de trabalho, estou muito feliz de ver meu nome, da associação e da minha cidade sendo divulgada no Brasil e em outros países, né”, Celebra. A artesã também destaca a importância desse momento para a divulgação do Capim Dourado e da conquista de novos clientes “Ganhamos mais de mil seguidores no Instagram. Está sendo muito gratificante”.
A associação da qual Eliene é presidente é destaque nacionalmente não só por estar presente ornamentando a roupa da primeira dama, ela também está entre as duas associações tocantinenses que receberam o 5º prêmio Top 100 de Artesanato Brasileiro promovido pelo Sebrae em 2022. A premiação é a mais importante ação de reconhecimento da economia criativa e tem por objetivo identificar e premiar as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil. “É muito gratificante estar entre as 100 melhores do país”, ressalta.
Capim Dourado e a moda
Mostrando a versatilidade do Capim Dourado em 2021 o estilista tocantinense, Luiz Fernando Carvalho, confeccionou um vestido de Capim Dourado, para o Miss Brasil 2021, foi apresentado durante a Festa da Colheita do Capim Dourado, organizada pela Comunidade Mumbuca, com o apoio do Governo do Tocantins. O traje pertence ao acervo da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur).
Para o Secretário da Sectur, Hercy Filho, as ações de incentivo do Governo do Tocantins no fomento da Cultura e do Turismo, resultam em reconhecimento e valorização das riquezas do Estado que ultrapassam fronteiras.
O look de Janja ainda era composto por detalhes feitos por bordadeiras da cidade de Timbaúba dos Batistas, cidade do Rio Grande do Norte.