Palmas
25º
Araguaína
26º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
AÇÃO SOCIAL

'Trilhas no Cesamar' terá apoio de equipe da Saúde de Palmas

23 julho 2022 - 08h42

Depois de passar pela Praia do Caju, nesta quinta-feira, 21, as atividades do +Saúde nas Férias serão levadas no domingo, 24, para o evento 'Trilhas do Cesamar'. A ação será desenvolvida das 06 às 10h30, em apoio à Fundação Municipal da Juventude, que realiza o evento. Dessa forma, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) disponibilizará um educador físico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, de Covid-19, informações e orientações sobre prevenção e qualidade de vida.  

Na Praia do Caju, usuários e turistas elogiaram a iniciativa da Semus de levar informações sobre prevenção e qualidade de vida. Acompanhada dos filhos e sobrinhos, a cabeleireira Eliana Rodrigues 34 anos e o marido dela, o técnico de refrigeração Rafael Pereira, 30 anos,  vieram de Goiânia para passar as férias em Palmas. Os dois falaram da surpresa de estarem em uma praia e receberem orientações sobre saúde. “Palmas tá de parabéns por essa ação”, elogiaram. 
 
A técnica de enfermagem Rita Maria Sônia Moreira, 53 anos, também parabenizou a iniciativa da Semus e reforçou a importância de se levar orientação sobre saúde para locais como a Praia do Caju. Ela lembrou que o grande fluxo de pessoas no local somente se tornou possível pelas ações de saúde que foram tomadas para conter o avanço da pandemia. “Estamos mais tranquilos, mas ainda temos que ficar atentos”, disse Rita Maria.

Verão Saudável

O +Saúde nas Férias na Praia do Caju teve a participação das equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) com orientações sobre malária e outras arboviroses; da coordenação técnica das Doenças Infecto-Contagiosas, que levaram informações sobre Hepatites Virais e da Unidade de Saúde da Família da Arso 111 (1.103 Sul), que promoveu o Verão Saudável. 
 
Referência para os moradores da Praia do Caju e quadras próximas, a USF da Arso 11 organiza todos os meses ações diferenciadas para seus usuários. Para aproveitar a temporada de férias, a coordenação da Unidade definiu o Verão Saudável na Praia. Assim, a equipe da Unidade, além de divulgar os atendimentos oferecidos dentro da rotina, entregou kits contendo preservativos e orientações sobre qualidade de vida; ofertou testes de glicemia de jejum, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e aferição de pressão alta.