Palmas
25º
Araguaína
25º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º
BEM ESTAR

Aprenda receitas de deliciosos sucos naturais que combatem a anemia

17 junho 2021 - 12h07Por Meio Norte

A anemia é uma condição patológica que está em uma das cinco principais deficiências nutricionais em humanos, além de ser a mais predominante em mulheres. Desta forma, é extremamente importante sabermos como evitar e tratar desta carência nutricional. Uma delas é usar recursos naturais e saudáveis como sucos e alimentos para anemia ser combatida.

É importante entender o que acontece no corpo para que esta condição se instale. A anemia é a diminuição da massa de hemoglobina (proteína responsável pelo transporte do oxigênio) e da quantidade de hemácias (células do nosso sangue).

Consequentemente, pode causar diminuição no transporte do oxigênio pelo corpo, podendo levar a alguns sintomas como: cansaço, fadiga, indisposição, falta de ar, queda de cabelo e unhas fracas ou quebradiças. Alias, aqui tem um guia de alimentos para aumentar a imunidade.

O que causa a anemia?

A anemia pode ocorrer pela falta de vários nutrientes, como: ferro, zinco e vitaminas do complexo B. O zinco podemos encontrar nos alimentos como sardinha, acém sem gordura cozido, contrafilé grelhado, aveia, amendoim torrado, semente de gergelim, castanha de caju.

As principais vitaminas do complexo B que estão relacionadas ao metabolismo do ferro são a B6, B9 e B12. A vitamina B6, por exemplo, pode ser encontrada nas carnes vermelhas, fígado, leite, ovos e gérmen de trigo.

A vitamina B9 está presente nos miúdos, nos vegetais folhosos verdes escuros como espinafre, couve e folhas de mostarda e nos legumes como quiabo, aspargos, beterraba e couve de bruxelas. Já a vitamina B12 pode ser encontrada nos seguintes alimentos: bife de fígado, mariscos, salmão, carne bovina e atum.

Existem alguns tipos de anemia, mas a que é provocada pela deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, corresponde a 90% dos casos, segundo a OMS. Por isso, vamos falar mais especificamente deste nutriente tão importante.

Mas, o que é o ferro?

O ferro é um nutriente essencial, ou seja, só conseguimos obtê-lo a partir da ingestão de alimentos fonte deste mineral. Ele atua especialmente na síntese (fabricação) das células vermelhas presentes no nosso sangue e consequentemente no transporte do oxigênio.

Alimentos fontes de ferro para combater a anemia

O ferro pode ser encontrado em alimentos de origem animal ou vegetal.

As principais fontes de ferro de origem animal são: as carnes vermelhas, aves, peixes, vísceras e gema do ovo. As principais fontes de ferro de origem vegetal são: tofu, melado de cana, semente de girassol, castanha de caju, feijão preto, grão de bico e espinafre.

O ferro de origem animal é melhor absorvido pelo organismo se comparado ao de origem vegetal.

Podemos ajudar nosso organismo a absorver o ferro de origem vegetal seguindo as dicas abaixo:

Evite café, chá-verde, chá-preto, chá-mate, refrigerantes do tipo "cola" e bebidas energéticas após as grandes refeições, pois a cafeína prejudica a absorção de ferro.

Não consuma leite e derivados durante ou após as refeições principais, pois o cálcio presente nesses alimentos como leite, queijos e iogurtes compete pelo mesmo canal de absorção do ferro e acaba prejudicando sua absorção no intestino.

Consuma frutas cítricas (ácidas) durante ou após as refeições principais. As frutas como limão, laranja, abacaxi, morango e kiwi possuem vitamina C, que é um ácido e, por isso, facilita a absorção do ferro no intestino.

RECEITAS DE SUCOS PARA ANEMIA

Suco de laranja com agrião:

1 copo de suco de laranja

1 xícara de agrião

6 morangos

1 colher de sopa de gérmen de trigo

Suco de abacaxi, cenoura e espinafre:

7 folhas de espinafre

½ cenoura média

1 fatia de abacaxi

1 copo de água

Suco de kiwi, couve e brócolis:

1 kiwi

2 folhas de couve

1 ramo de brócolis

1 copo de água

Rendimento de todas as receitas: 1 porção.

Modo de preparo de todas as opções: bata todos os ingredientes no liquidificador e beba logo depois.