Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
PROJETO AUDIOVISUAL

Curta-metragem “O Segredo de João” inicia as gravações em Palmas

21 julho 2021 - 14h10

O filme curta-metragem O Segredo de João iniciou as gravações, em Palmas, nessa segunda-feira, 19, e se estende até o final do mês de julho, com elenco e produção formados por profissionais do setor audiovisual do Tocantins. O filme de ficção vai enaltecer a importância do audiovisual em sala de aula e o fortalecimento das relações familiares.  

O projeto O Segredo de João é fruto de uma parceria da Fábrica Produções e o Grupo Um Ponto Dois de Teatro, que foi contemplado pelo Prêmio da Lei Aldir Blanc, com apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

Idealizado pela Fábrica Produções em parceria com o Ponto de Cultura Itinerante Um Ponto Dois, o projeto objetiva lançar novos talentos no cenário do cinema tocantinense. Para a direção, foi escolhida Elisângela Dantas, que já atua há muitos anos na produção e na curadoria do cinema em Palmas, mas assume com O Segredo de João a sua primeira direção. “Gravar este filme, com dramaturgia, elenco e equipe palmense nos enche de orgulho. Estamos tirando este sonho do papel graças à Lei Aldir Blanc e mais uma vez mostrando que temos potencial no nosso Estado e que precisamos investir nestes talentos. O cinema brasileiro é resistência”, afirma Elisângela Dantas.

O curta-metragem mostra que João é um garoto que vive em um ambiente de grandes tradições culturais, sempre acompanhado por seu avô Seu Bira, que dedicou grande parte de sua vida à arte e à cultura. Junto com sua melhor amiga Maria Eduarda e sua nova professora Juliana, eles vão transformar o mundo de um garoto triste, o Pedro, e descobrirão também O Segredo de João.

De acordo com a diretora, a obra tem como referência o clássico de Giuseppe Tornatore, Cinema Paradiso de 1988. Para o filme O Segredo de João, o elenco foi escolhido por meio de seleção aberta e também convidados, com crianças, jovens e adultos, com ou sem experiência na área.  

Devido à pandemia do novo Coronavírus, as gravações ocorrem cumprindo todos os protocolos e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive, a quantidade de atores nas escalas por dia no set e o corpo técnico foram reduzidos com o intuito de evitar aglomerações.

“A produção audiovisual tocantinense revela, não só novos talentos e entretenimento à sociedade, mas também fomenta a geração de emprego e renda, conforme estabelece o governador Mauro Carlesse”, destaca o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.