Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
FIQUE ATENTO!

Entenda quando a pontada no peito é sinal de alerta para sua saúde

28 junho 2021 - 11h52Por tuasaude

Antes de tudo, vamos esclarecer: sentir uma pontada no peito não significa, necessariamente, que existe algo errado com o coração. Por isso, é importante prestar a atenção no momento em que esse incômodo surgiu e se veio acompanhado de outros sintomas.

Existem diversas possíveis causas para a pontada no peito. Vamos conhecer as mais comuns?

A pontada no peito que piora quando você faz esforço físico e/ou dura mais de 20 minutos, tem sintomas como falta de ar, tonturas, suores frios, dificuldade para respirar e dor de cabeça intensa precisa de atendimento de emergência.

  • Doenças do coração como arritmia, insuficiência cardíaca, inflamação do músculo cardíaco. Nesse caso, você também pode sentir cansaço excessivo, palpitações, respiração acelerada.
  • Infarto do coração, que, em geral, acompanha a pontada no peito em condições bem específicas como hipertensão, dislipidemias, tabagismo. É uma pontada localizada, que irradia a dor para outras partes do corpo.
  • Doenças pulmonares como bronquite, asma ou infecção. A pontada surge do lado direito ou esquerdo do peito e piora quando você tenta respirar mais profundamente.
  • Presença de ácido gástrico no esôfago, por conta de refluxo. Além da pontada no peito, causa sensação de queimação. A úlcera no estômago também pode ter a dor refletida no peito.
  • Inflamação na vesícula, que causa a pontada no lado direito do peito, irradiando na direção do coração. Acontece depois que você se alimenta, principalmente com alimentos gordurosos.
  • Lesões musculares na região peitoral, que acontecem com prática de atividade física ou mesmo depois de carregar peso, também podem causar pontada no peito. A sensação piora com respiração profunda ou quando você gira o tronco.
  • Mais uma das possíveis explicações para o problema é o acúmulo de gases no intestino, que pode “empurrar” órgãos abdominais, causando a pontada no peito.

Ainda que algumas causas pareçam inofensivas, outras podem ser muito graves, com risco de morte. Então, não deixe de procurar o médico para esclarecer o seu caso. Sua saúde vale muito!