Palmas
32º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
30º
PLANEJAMENTO

Metas para 2024: confira dicas e exemplos pra conseguir manter o foco

31 dezembro 2023 - 09h56

Apesar de entrarem em evidência apenas no fim do ano, as metas pessoais acompanham toda a nossa vida, se assemelhando muito aos sonhos. Afinal, o primeiro passo para conquistar algo é sonhar com aquilo. Na reta final de 2023, não poderia ser diferente. Mas e por aí, você já definiu quais são os planos para 2024?

Para começar o novo ano com o pé direito e com mais motivação, preparamos um guia completo sobre como criar uma lista de metas pessoais. Neste post, você confere passo a passo para elaborar suas metas e finalmente começar a executar tudo aquilo que sempre planejou.

Continue a leitura e aproveite!

Como definir metas pessoais?

Assim como fazer uma receita, criar metas para o próximo ano também é algo que pode seguir um passo a passo predefinido. Ao seguir estas dicas, você poderá estabelecer planos realistas para alcançar de forma natural, com constâcia, durante os 12 meses que estão por vir.

Confira quais são elas:

1. Liste as conquistas de 2023

Antes de tudo, é necessário agradecer por tudo o que foi alcançado em 2023. Pode parecer besteira ou até mesmo impossível, especialmente para aquelas pessoas que não consideraram o último ano bom. No entanto, é indispensável enxergar os aprendizados dos momentos vividos.

Para isso, faça uma retrospectiva dos meses e lembre-se do que aconteceu em cada um deles. Talvez você não se recorde, mas em um deles você aprendeu a cozinhar pratos novos, aceitou um desafio novo no trabalho, conseguiu comprar algo que almejou por muito tempo, entre outras situações, que são pequenas conquistas que devem ser celebradas.

2. Conheça os tipos de metas

Feito isso, será o momento de entender que existem três tipos de metas: as de curto, médio e longo prazo. Cada opção deve ter desejos diferentes, já que também precisam de níveis de esforço distintos para serem alcançadas.

A seguir, explicamos como cada uma funciona.

Metas a curto prazo

Os planos de curto prazo são aqueles mais simples de serem realizados, e que podem ser concluídos em um menor espaço de tempo. Por exemplo, marcar uma viagem, comprar um produto e mudar de emprego são alternativas de metas a curto prazo.

Metas a médio prazo

As metas de médio prazo também são alcançáveis, mas demandam mais tempo para serem concluídas. Ideias para esse tipo de planejamento são: iniciar uma faculdade, tornar-se referência na profissão atual, ou trocar de carro.

Metas a longo prazo

As metas a longo prazo exigem pequenos esforços diários que te aproximam do resultado final. Geralmente, elas demoram cerca de cinco anos para serem concluídas. São muito importantes para te motivar no presente e relembrar sobre como deseja estar ao fim desse período. Alguns exemplos: criar uma reserva para a aposentadoria, comprar uma casa e pagar o curso superior dos filhos.

3. Estude métodos para criar metas

Buscar métodos na hora de criar as metas para o próximo ano também facilita o processo. Uma das alternativas mais buscadas é a SMART, uma opção que consiste em cinco palavras que ajudam a definir os objetivos certos. Ao seguir a metodologia, você deve observar os seguintes termos:

  • Specific (específico): descreva a sua meta de forma clara e objetiva;
  • Measurable (mensurável): foque nos objetivos que podem ser acompanhados;
  • Attainable (alcançável): sonhar é importante, mas ter em mente desejos alcançáveis é indispensável, por isso, priorize essas metas;
  • Relevant (relevante): ao pensar em um plano, questione se ele é mesmo relevante ou se há um real propósito por trás dele;
  • Timed (temporizável): defina um tempo para que ele seja alcançado, esse prazo servirá como motivação.

Por exemplo, uma meta que segue o plano SMART é ter uma rotina produtiva. Você pode começar pesquisando sobre como ter uma rotina produtiva e traçar formas de superar a procrastinação. O resultado (relevância) serão dias mais ricos e maior satisfação pessoal.

4. Defina qual é a prioridade

De todos os seus desejos para 2024 e próximos anos, quais são as alternativas mais importantes e que mais têm significado para você? No momento de ordená-las por prioridade, não esqueça de definir seus desejos como metas de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, cada conjunto terá a própria ordem de realização.

Lembre-se que ter uma prioridade não significa deixar as outras metas de lado, mas apenas compreender que não dá para abraçar o mundo inteiro de uma vez. Ter foco em dois ou três objetivos por vez, contribui para uma maior dedicação.

5. Faça planos para diferentes áreas da vida

Ter uma lista de metas pessoais para todos os âmbitos da sua vida também é importante e amplia o nível de satisfação. Além disso, esses desejos costumam se complementar, por exemplo, ao tirar férias do trabalho, você poderá fazer aquela viagem tão sonhada.

Exemplos desses objetivos são:

Pessoal

  • Comprar roupas novas;
  • Iniciar uma rotina de cuidados com a pele;
  • Priorizar as próprias vontades;
  • Conhecer novos lugares;
  • Ir no show do artista preferido;
  • Adotar um animal de estimação.

Financeiro

  • Criar um planejamento financeiro;
  • Guardar dinheiro;
  • Quitar as dívidas;
  • Fazer investimentos.

Profissional

  • Mudar de emprego;
  • Alcançar um cargo de liderança;
  • Realizar treinamentos;
  • Ampliar o networking;
  • Aprimorar os pontos fortes e desenvolver os pontos fracos.

Saúde

  • Praticar esportes;
  • Fazer academia;
  • Priorizar alimentos saudáveis;
  • Realizar exames de rotina;
  • Começar terapia.

6. Crie um plano de ação para conquistá-las

Cada uma das metas precisa de um plano de ação para ser alcançada. Para conseguir economizar dinheiro, será necessário compreender a sua realidade atual, definir uma quantidade para economizar mensalmente e entender que, a partir de agora, suas prioridades são outras.

Mas o que isso significa? Significa que nem sempre será possível sair para comer fora, comprar roupas a cada novo compromisso e realizar outros tipos de compras desnecessárias.

7. Reconheça as pequenas conquistas

Lembra do primeiro tópico? Ele deve acontecer sempre, por isso, nossa dica é que separe um dia da semana ou mês — você escolhe — para reconhecer os avanços que cada meta teve. Caso perceba erros durante essa análise, tire-os como aprendizado para não serem cometidos novamente.

Por que é importante criar metas pessoais?

Criar metas para a vida pessoal, profissional, financeira e, em geral, é importante para compreender quais são suas vontades e objetivos daqui em diante. Nesse processo de definir quais são elas, você ainda pode conhecer mais sobre si e entender em qual momento da vida está.

Além disso, os objetivos servem como norte para a satisfação pessoal, afinal, melhor do que sonhar, é tirar do papel e realizar as próprias vontades.

Confira exemplos de metas pessoais

Agora que já sabe como definir os desejos para 2024, chegou o momento de colocar o que aprendeu em prática. Para te ajudar, separamos ideias de metas para todos os âmbitos da vida. Tratam-se de opções para realizar durante 2024 ou nos próximos anos. Aproveite!

Perder peso

Ter insatisfação com o próprio corpo é mais comum do que se imagina, e está tudo bem. Então, que tal criar uma estratégia para eliminar alguns quilinhos nos próximos 12 meses? É importante compreender que isso não acontece do dia para a noite, e a sua saúde é prioridade, ou seja, nada de investir em dietas malucas.

Dentre as possibilidades, buscar a ajuda de um profissional é a melhor alternativa, já que somente ele poderá identificar quais são suas necessidades particulares e garantir um emagrecimento saudável.

Mudar de carreira

Você sente que a atual profissão não está relacionada ao seu propósito de vida e gera mais insatisfação do que felicidade? Fazer uma transição de carreira pode ser a solução. Após detectar o problema, busque informações sobre as áreas que gosta, estude sobre elas e escolha a opção que melhor se encaixa com seus sonhos.

Depois de decidir, invista em uma especialização e comece a participar de entrevistas de emprego ou dinâmicas em grupo relacionadas ao campo desejado.

Iniciar uma atividade física

Seja para diminuir o estresse ou conquistar o shape desejado, iniciar uma atividade física é sempre uma excelente ideia. Mas não precisa se limitar a musculação. Além da academia, existem diversas atividades para experimentar e se identificar. Alguns exemplos são: caminhada, ginástica aeróbica, ciclismo, crossfit, dança, corrida e luta.

Começar um novo hobby

hobby é capaz de deixar uma pessoa mais feliz, realizada e com menos tensões, por isso, encontrar algo para fazer no tempo livre é tão importante. Existem inúmeras opções, já que quase tudo pode ser considerado um hobby.

Por exemplo, aprender a tocar um novo instrumento é uma ótima atividade. 

Fazer uma viagem

O seu sonho é fazer uma viagem? Então inclua essa meta no seu planejamento. Comece com a escolha do destino, podendo ser ele nacional ou internacional. Depois, busque informações sobre o local, preços de passagens e a opinião de quem já foi até o lugar.

A partir disso, é possível definir quanto deverá ser guardado e se o objetivo será concluído a curto, médio ou longo prazo.

Fazer novas amizades

Principalmente para pessoas introspectivas, fazer novas amizades é uma tarefa difícil e pode entrar na sua lista de desejos para 2024. Como alcançar essa vontade? Invista em cursos de comunicação e não esqueça de começar aos poucos. Por exemplo, aproxime-se primeiro de pessoas que já estão no seu círculo de convivência.

Economizar dinheiro

Conseguir poupar dinheiro é um desejo universal e super atingível, se houver planejamento financeiro. Para começar, defina o valor para ser alcançado, liste quais são os seus principais gastos e quais atitudes precisam mudar para a economia acontecer.

Uma forma de alcançar essa economia é definir apenas um final de semana do mês para comer fora, comprar roupas apenas quando necessário e pensar sempre que for adquirir um novo item, ponderando se aquilo é realmente uma prioridade.

Pagar as dívidas

Pagar as dívidas também pode entrar na sua lista de metas pessoais. Inclusive, ela vai muito ao encontro de economizar dinheiro, e ambas podem ser feitas em conjunto. A diferença é que, nesse caso, você deverá somar tudo o que tem que ser pago antes de definir quanto será guardado mensalmente.

Cuidar mais de si

Cuidar de si é o primeiro passo para conquistar o bem-estar pessoal e mais autoestima. Essa meta é muito relativa e pode variar de pessoa para pessoa. Para alguém que deseja dar mais atenção para à aparência, investir em acessórios pode se enquadrar perfeitamente no desejo.

Estudar e desenvolver novas habilidades

Esse desejo é ideal para quem deseja ter mais autoconfiança e se destacar no mercado de trabalho. Para alcançá-lo, é necessário entender quais aspectos já são desenvolvidos em você e o que deseja aprimorar daqui em diante.

Se entender que quer falar melhor em público, iniciar um curso de oratória pode ser uma excelente saída. Além disso, lembre-se de se mover da sua zona de conforto, ou seja, tome a frente de reuniões e apresentações.

Reformar a casa

Você já tem uma casa própria e deseja reformar o espaço? Coloque em um papel o que o projeto da nova residência deve ter, como os tipos de portas, quantidade de cômodos e todas as outras mudanças necessárias. Feito isso, faça uma lista de materiais fundamentais para começar, como cimento e até mesmo a mão de obra.

Depois, realize uma cotação de preços e defina um prazo para ter esse capital em mãos. Ainda é possível comprar os materiais aos poucos ou realizar um empréstimo, assegure apenas que esse empréstimo poderá ser pago, afinal, o intuito não é gerar dívidas impagáveis.

Mudar de estilo

Pode parecer algo bobo, mas mudar de estilo também é um exemplo de meta pessoal, podendo te ajudar a conhecer mais sobre você. Essa mudança requer informações, então começar lendo conteúdos sobre o que é lifestyle pode ser o ponto de partida.

Conquistar saúde emocional

Conquistar e fazer a manutenção da saúde emocional também é um dos sonhos mais buscados pelas pessoas, sendo também um dos mais complexos para alcançar. Nesse caso, nossa dica é buscar ajuda psicológica, somente assim será possível ter um tratamento assertivo e conquistar melhorias a curto prazo.

Ler mais livros

O hábito da leitura é capaz de garantir uma série de benefícios, como: diminuição do estresse, aumento do vocabulário, ampliação da criatividade, mais capacidade de argumentação, dentre outros ganhos. Se deseja ler mais durante o próximo ano, indicamos criar uma lista de obras e um prazo para concluir a leitura de cada uma.

Agora é com você! Temos certeza que é capaz de tirar o conteúdo lido do papel e traçar metas realistas e personalizadas para alcançar em 2024 ou no prazo estipulado. Se ainda tem dúvidas sobre o assunto ou deseja partilhar outras metas, basta compartilhar nos comentários.