Menu
Busca segunda, 18 de outubro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
37ºmax
25ºmin
SEGUNDO PESQUISA

Pesquisadores descobrem molécula que pode combater a Covid-19

14 junho 2021 - 15h26Por Meio Norte

Em parceria com a farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, pesquisadores descobriram um composto antiviral que estimula o sistema imunológico contra infecções causadas por vírus. O novo composto, diamidobenzimidazole (diABZI-4), pode auxiliar no combate à Covid-19.

“Identificar terapias antivirais contra o Sars-Cov-2 é desesperadamente necessário enquanto as vacinas seguem sendo distribuídas pelo mundo”, disse a doutora Katherine Fitzgerald, presidente da Worcester Foundation for Biomedical Research, ao site especializado Medical Express.

Fitzgerald destaca ainda os benefícios do medicamento, que poderia ser utilizado pela via nasal em inalação, a pacientes com comorbidades durante a atual e futuras pandemias. O remédio estimula uma proteína chamada STING (estimulador de genes de interferon na sigla em inglês), que produz Interferona Tipo I, que impede que patógenos intracelulares se multipliquem.

“Uma única dose foi capaz de proger 100% dos ratos contra uma forma severa da doença. Nem todo mundo pode receber a vacina (contra a Covid-19). Para essas pessoas ou para as quem têm alergias e o sistema imunológico comprometido, este tratamento poderia ser uma alternativa viável para potencializar a resposta imune”, declarou o doutor Fiachra Humphries, primeiro autor do estudo.

Embora os estudos em ratos tenham sido bem sucedidos, o medicamento ainda precisa passar por uma série de novos testes e procedimentos que atestem a eficácia e segurança do uso em seres humanos.

AO VIVO