Menu
Busca quinta, 21 de novembro de 2019
(63) 99292-6165
Araguaína
31ºmax
22ºmin
Assembleia Legislativa - Novembro
PRAÇA DOS GIRASSÓIS

Segunda edição do projeto "Sexta Cultural" é mais uma vez sucesso de público

02 setembro 2019 - 10h46

A segunda edição do projeto Sexta Cultural, reuniu nesta sexta-feira, 30, na área externa do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, várias formas de expressões artísticas. Um ambiente repleto de atrações e opções para toda a família. O público aproveitou a noite para se divertir e apreciar as riquezas culturais do Tocantins.

As atrações musicais, embaladas pelos artistas locais, comandaram a animação com ritmos que misturavam ciranda, forró, sertanejo, carimbó e clássicos da MPB.  O público infantil, cativo desde a primeira edição do projeto, também se divertiu bastante com atrações circenses do grupo Trupe Açu e do grupo de dança contemporânea Oncontô, formado por adolescentes da rede pública de ensino.

"A Sexta Cultural contribui para divulgar todas as formas de manifestações artísticas, dando oportunidade para que nossos jovens possam mostrar não só seu potencial artístico, mas também interagir com outros segmentos artísticos. O projeto contribui ainda para formação de plateia", destacou o professor coreógrafo do grupo de dança Oncontô, Fernando Faleiro.

A noite também contou com espaço para exposição e lançamento de livros de escritores tocantinense. "Esse espaço é maravilhoso e propício para divulgarmos nossas obras. A Sexta Cultural abre uma janela a mais para aproximar o público com arte literária", ressaltou o escritor Paulo Albuquerque.

A cultura indígena, representada pela etnia Karajá da aldeia Santa Izabel do Morro, da Ilha do Bananal, levou para o espaço artesanato, a pintura corporal e os símbolos que identificam suas tradições culturais.  ”A Sexta cultural é importante para mostrar o que são os karajá, além de divulgar a arte do nosso povo. Aqui podemos não só mostrar nossa cultura, mas também ter uma renda com a venda do nosso artesanato", disse Waxiy Malua Karajá.

Se para os artistas a noite foi de comemorações devido o retorno do projeto que incentiva a cultura popular do Tocantins, para o público não faltou animação e satisfação com iniciativa do Governo do Estado e parceiros do evento.

O cantor e compositor Dorivan, uma das atrações especiais da noite, levantou o público que dançou e cantou junto as músicas que exaltam as belezas naturais do Jalapão, de forma simples e contagiante, além dos costumes e tradições regionais.

"Aqui é um espaço que podemos mostras nossas músicas autorais. Acredito muito nesse Governo, que é um incentivador da cultura tocantinense e que valoriza as manifestações artísticas, e, principalmente, seu povo", destacou Dorivan.

Shows

Além do cantor e compositor Dorivam, subiram ao palco o grupo de forró Trio Bacana, a dupla sertaneja Mário César e Felipe, e o grupo de chorinho Reminiscências.

Gestão

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra, a segunda edição da Sexta Cultural consolida e confirma a vocação artística do Tocantins.  "O evento fomenta, democratiza e integra a cultura do nosso povo. Estou muito honrado em participar desse momento e agradecido ao governador Mauro Carlesse por essa oportunidade de se promover e divulgar a cultura do Tocantins, gerando qualificação, emprego e renda para os artistas. Nossos artistas merecem estar diante de seu povo, pois um povo sem cultura é um povo sem memória", enfatizou.

O projeto Sexta Cultural é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em parceria com Instituto Cidadania Amazônia, via emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis.

Próxima Edição

A terceira edição desta temporada da Sexta Cultural ocorrerá no dia 13 de setembro, no mesmo local, a partir das 18 horas, com apresentações de João Bolo, atrações circenses com o grupo Os Kaco, Sombras do Hip Hop, Dágila Saboya, Leandro Macedo, e Larissa Luz.

AO VIVO