Menu
Busca sábado, 19 de junho de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
34ºmax
20ºmin
TUA SAÚDE

6 motivos que mostram a importância de incluir batatas na sua alimentação

27 maio 2021 - 17h40Por Meio Norte

1 – Vitamina C

Geralmente a vitamina C é associada à laranja e outras frutas cítricas. Mas nas dietas britânicas, na maior parte do século XX, por exemplo, a maior fonte dessa vitamina estava nas batatas. Em média, uma batata pequena, de 150 gramas, é fonte de aproximadamente 15% da vitamina C diária.

2 – Vitamina B6

Essa vitamina é um cofator essencial no organismo humano. Ela ajuda mais de 100 enzimas no corpo a funcionarem de forma certa. A vitamina B6 permite que as enzimas quebrem proteínas, o que é um processo essencial para o bom funcionamento dos nervos. Pode ser por esse motivo que a B6 esteja também relacionada a uma boa saúde mental.

3 – Potássio

 

Ter potássio nas células é importante para regular a sinalização elétrica nos músculos e nervos. Por conta disso, se o potássio ficar muito alto ou muito baixo, pode fazer com que o coração pare de funcionar.

As batatas assadas ou fritas tem níveis mais altos de potássio do que as cozidas ou em purê. E uma batata com casca tem aproximadamente um terço da ingestão diária que é recomendada.

4 – Colina

Ela é um pequeno composto que se liga à gordura para formar fosfolipídios, que são os blocos de construção das paredes celulares. Além de serem o neurotransmissor acetilcolina, que ajuda na contração dos músculos, dilatação dos vasos sanguíneos e diminuição da frequência cardíaca. Por tudo isso é importante consumir a quantidade suficiente. Porque é essencial para um cérebro, nervos e músculos saudáveis.

5 – Bom para o estômago

Antes de comer as batatas, cozinhá-las e resfriá-las permite que o amido resistente seja formado. Esse amido é bastante saudável e ajuda o corpo humano de várias formas, como por exemplo, agindo como um prebiótico que é importante para um microbioma intestinal saudável. Resfriar os amidos cozidos faz com que eles entrem em colapso. Por mais que isso realmente faça com que eles fiquem mais difíceis de digerir, isso quer dizer que as bactérias no cólon humano os fermentem e produzam compostos parecidos com o vinagre, chamados ácidos graxos de cadeia curta. Esses ácidos nutrem o intestino e s mantém saudável.

6 – Sem glúten naturalmente

As batatas também são naturalmente sem glúten. Por isso, são uma ótima opção para quem tem doença celíaca ou aqueles que precisam  evitar o glúten. E isso também serve para a batata-doce, que também tem um  índice glicêmico mais baixo.

AO VIVO