Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
FIQUE SABENDO!

Seis tipos de alimentos que ajudam a aumentar a saúde dos olhos

21 junho 2021 - 16h20Por Meio Norte

Alimentação e saúde dos olhos

Muitas vezes as pessoas acreditam que a deficiência visual é um resultado inevitável do envelhecimento ou do cansaço visual. Na verdade, um estilo de vida saudável pode reduzir significativamente o risco de problemas de saúde ocular.

O Estudo de Doenças Oculares Relacionadas à Idade (AREDS), publicado em 2001, descobriu que certos nutrientes - zinco, cobre, vitamina C, vitamina E e beta-caroteno - podem reduzir o risco de declínio na saúde ocular relacionado à idade em 25%.

Neste slide, mostramos 10 alimentos ricos em nutrientes para melhorar a saúde dos olhos. Também discutimos outras dicas e sinais de alerta para a saúde dos olhos.

1. Peixe

Muitos peixes são fontes ricas em ácidos graxos ômega-3. Peixes oleosos são peixes que possuem óleo em seus intestinos e tecidos corporais, portanto, comê-los oferece níveis mais elevados de óleo rico em ômega-3. Os peixes que contêm os níveis mais benéficos de ômega-3 incluem:

atum

salmão

truta

cavalinha

sardinhas

anchovas

arenque

2. Nozes e leguminosas

As nozes também são ricas em ácidos graxos ômega-3 e contêm um alto nível de vitamina E, que pode proteger o olho dos danos relacionados à idade.

São elas:

nozes

castanha-do-pará

castanha de caju

amendoim

lentilhas

3. Sementes

Como nozes e leguminosas, as sementes são ricas em ômega-3 e são uma fonte rica em vitamina E. Sementes com alto teor de ômega-3 incluem:

sementes de chia

sementes de linhaça

sementes de cânhamo

4.  Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C. Assim como a vitamina E, a vitamina C é um antioxidante que é recomendado pelo AOA para combater dano ocular relacionada à idade.

As frutas cítricas ricas em vitamina C incluem:

limões

laranjas

toranjas

5. Vegetais com folhas verdes

Os vegetais folhosos são ricos em luteína e zeaxantina e também são uma boa fonte de vitamina C, que não agride os olhos.

Verduras folhosas bem conhecidas incluem:

espinafre

couve

6. Cenouras

As cenouras são ricas em vitamina A e beta-caroteno. O beta-caroteno dá às cenouras sua cor laranja. Vitamina A desempenha um papel essencial na visão. É um componente de uma proteína chamada rodopsina, que ajuda a retina a absorver a luz.