Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
TÓQUIO 2020

Seleção brasileira de futebol vence a Espanha e conquista ouro olímpico

07 agosto 2021 - 11h24Por Meio Norte

O Brasil venceu a Espanha por 2 a 1 na prorrogação e conquistou hoje (7) a medalha de ouro do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O gol decisivo foi feito por Malcom aos dois minutos do segundo tempo da prorrogação, depois de Matheus Cunha e Oyarzabal marcarem no tempo normal no Estádio Internacional de Yokohama. 

Este é o bicampeonato olímpico da seleção brasileira, que conquistou o inédito ouro na modalidade depois de 12 tentativas na Rio-2016 e agora se candidata a potência com apenas um título a menos do que Hungria e Grã-Bretanha e os mesmos dois que ostentam Argentina, União Soviética e Uruguai. 

Matheus Cunha decisivo

Matheus Cunha era dúvida até momentos antes de a bola rolar por causa de uma contratura muscular na coxa esquerda que o fez desfalque contra o México. Mesmo sem estar 100%, foi escalado e teve atuação importante em Yokohama. Ele fez o gol num lance típico de centroavante no primeiro tempo e incomodou a defesa alemã com movimentação constante e passes para abrir a marcação. O jogador mais importante (e artilheiro) do ciclo olímpico não podia ficar fora da decisão. Foi substituído entre o tempo normal e a prorrogação mesmo jogando bem.

Artilheiro do ciclo olímpico mostrou que é decisivo e fez o primeiro gol do Brasil - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 

Pênalti perdido

Artilheiro das Olimpíadas, Richarlison aparentou nervosismo ao longo da partida. No primeiro tempo, por exemplo, foi o jogador que mais cometeu faltas — uma delas, sobre Eric Garcia, gerou cartão amarelo aos 30 minutos, o que fez com que ele medisse a intensidade em todos os lances. O camisa 10 ainda isolou uma cobrança de pênalti e não conseguiu dar fluidez às jogadas que participou.

Prorrogação

Jardine lançou Malcom no intervalo após o tempo normal, enquanto Luis De la Fuente refrescou as laterais. O Brasil voltou mais intenso e teve chances com o próprio Malcom numa trama com Arana e Claudinho, com Claudinho num chute de fora da área depois de erro espanhol na saída de bola e com Arana para defesa de Simón. Reinier entrou no segundo tempo da prorrogação. Aos dois minutos, um contra-ataque em velocidade mostrou que o domínio do Brasil nesta etapa do jogo não era à toa e o segundo gol foi marcado por Malcom após lindo lançamento de Antony. Depois foi só segurar e correr para o abraço. 

Sétimo ouro

É o sétimo ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, igualando o recorde estabelecido há cinco anos, na Rio-2016. Ainda há a possibilidade de haver mais duas medalhas douradas, na seleção feminina de voleibol e no boxe feminino, com Beatriz Ferreira. Ambas as decisões acontecem na madrugada deste domingo (8).