Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
CULTURA

Série sobre lendas e histórias da Região Amazônica será exibida neste domingo

20 agosto 2021 - 15h36Por Secom

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), será exibida neste domingo, 22, a partir das 17 horas, no canal do Youtube do Grupo Um Ponto Dois de Teatro, a estreia da série que conta a história, lendas e a cultura popular da Região Amazônica.  

De autoria do grupo teatral Um Ponto Dois de Teatro, a série Histórias Daqui será transmitida em oito episódios por meio do teatro de animação. Neste domingo, 22, serão exibidos os três primeiros episódios e os demais serão veiculados, diariamente, ao longo da próxima semana.

A série é produzida e protagonizada pelo ator Carlos Gontijo, com a participação de convidados, e destaca a cultura popular brasileira com cenários inspirados nos programas infantis de contação de histórias da década de 90, mesclados com os elementos regionais. “Para compor o espetáculo, utilizamos diversas cores e materiais reciclados”, explica, enfatizando que a data de lançamento também foi especialmente escolhida, o dia que faz alusão ao Folclore Brasileiro. “Escolhemos essa data, no intuito de destacar a cultura popular brasileira e suas manifestações artísticas culturais”, complementa o artista.

A direção dos episódios é do ator Justino Vettore, com apoio da equipe da Fábrica Produções e do Ponto de Cultura do Grupo Um Ponto Dois. “Nosso país é repleto de histórias fantásticas, nossa cultura popular é rica em todos os sentidos e estamos muito felizes por contar essas histórias por meio do teatro de animação e de outras técnicas na linguagem audiovisual. Desejamos que elas cheguem ao maior número possível de pessoas, em especial as crianças”, ressalta Justino.

O figurino e os cenários são assinados pela artista Vivian Oliveira e a trilha sonora da série é cantada pelas crianças do Projeto Veredas, de Taquaruçu, acompanhadas por instrumentos musicais da Região Norte do país e produção musical de Diego Brito.

Segundo o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a série é de grande valor para preservar a memória cultural. “O folclore brasileiro é rico e alimenta o imaginário por meio das histórias diversificadas, junção de etnias e culturas que são repassadas ao longo do tempo. Preservar essas memórias garante o fortalecimento da identidade cultural da população”, pontua o presidente.

Projeto

O projeto tem o patrocínio do Governo do Tocantins por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), via edital da Lei Aldir Blanc.