Palmas
32º
Araguaína
35º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
"ARAGUAÍNA PRECISA VOAR"

Aciara lança campanha por término de obras no aeroporto e aumento de voos

30 janeiro 2024 - 18h15

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), lançou o movimento "Araguaína Precisa Voar" em busca do término das obras no aeroporto e do aumento de voos diários para as cidades de Palmas, Brasília e Goiânia. 

Criou-se um grupo de trabalho para dialogar com companhias aéreas e o poder público, visando melhorar as ofertas de voos e expandir as operações no aeroporto. 

A comissão, criada pelo presidente William Rezende em 21 de janeiro, inicialmente conta com 05 membros e planeja ampliar o diálogo com a sociedade civil organizada e o poder público.

O presidente destacou que a escassez de voos em Araguaína tem prejudicado a capital econômica do Tocantins, considerando inadmissível a programação de três voos semanais, muitas vezes acontecendo apenas um voo a cada 8 dias, muitas vezes sendo desmarcado horas antes.

Reunião em Brasília 

Em 22 de janeiro , a Aciara participou de uma reunião em Brasília com o ministro Silvio Costa Filho, do Ministério de Portos e Aeroportos, que se comprometeu a apresentar as demandas de voos de Araguaína às principais companhias aéreas do Brasil e acelerar o processo de homologação do aeroporto.

A reunião contou com a participação do Governador Wanderlei Barbosa, que também se comprometeu em ajudar nos mecanismos legais para atrair voos regulares para Araguaína. O secretário municipal Renato Assunção também participou da audiência no ministério e se comprometeu em nome da prefeitura de Araguaína no que for possível para atrair novos voos. A audiência foi uma articulação do deputado Federal Alexandre Guimarães a pedido da Aciara. 

A campanha de mobilização "Araguaína Precisa Voar" pretende envolver toda a cidade nos próximos dias, buscando sensibilizar o poder público para a adoção de medidas que melhorem o aeroporto de Araguaína e ampliem a oferta de voos na região.