Pequenos produtores de Araguaína já estão colhendo os frutos do programa Mais Pecuária Brasil, que oferece inseminação artificial gratuita em bovinos.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), com foco na melhoria genética do rebanho e aumento da produtividade rural.
MAIS DE 600 ANIMAIS INSEMINADOS
Segundo o Departamento Municipal de Agricultura, mais de 600 vacas foram inseminadas artificialmente desde 2023, em cinco etapas anteriores do programa.
Agora, a Prefeitura inicia a sexta fase, com a meta de inseminar mais 100 fêmeas. A ação visa valorizar os pequenos produtores de leite e corte, promovendo aumento de renda e competitividade no mercado.
MELHORAMENTO GENÉTICO
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, destaca que o objetivo é tornar os pequenos produtores mais competitivos, com rebanhos de melhor qualidade genética.
“O foco é melhorar a linhagem do gado, aumentar a produção e, com isso, melhorar a renda das famílias rurais”, afirmou o prefeito durante visita ao povoado Gurgueia.
ACOMPANHAMENTO TÉCNICO GRATUITO
Além das doses de sêmen de raças selecionadas, os produtores contam com acompanhamento técnico de um médico veterinário da Conafer.
O profissional realiza desde os tratamentos hormonais iniciais até o procedimento de inseminação artificial, garantindo qualidade e eficiência no processo.
PRODUTOR ESCOLHE A RAÇA
De acordo com o veterinário Carlos Alberto Estolano, o produtor pode escolher a raça e a linhagem do touro conforme os objetivos da produção — leite ou carne.
“No caso do gado leiteiro, por exemplo, a produção pode dobrar: sai de uma média de 6 litros por dia para até 12 litros por vaca, com o melhoramento genético”, explica o veterinário.
REGIÕES ATENDIDAS
Até agora, 60 pequenos produtores de Araguaína já foram beneficiados com o programa. Entre as comunidades atendidas estão:
-
Assentamento Paraíso
-
Três Riachos
-
Zona rural do distrito de Novo Horizonte
-
Assentamento Rio Preto
-
Comunidade Gurgueia
Outras regiões, como os assentamentos Coruja e Caju Manso, estão no cronograma das próximas fases.
PRODUTORES CELEBRAM
O pecuarista Vilmar Morais de Lima, há 10 anos na atividade leiteira, comemora os resultados do programa e já vê progresso na sua propriedade.
“O primeiro lote de bezerras já nasceu. É muito gratificante ver a Prefeitura e a Conafer ajudando quem não tem condições de investir sozinho”, disse o produtor.
PROCESSO É REALIZADO EM ETAPAS
O processo de inseminação segue um protocolo técnico rigoroso. Primeiro, as vacas recebem hormônios para estímulo do cio e dispositivos intrauterinos (DIU).
Esse procedimento sincroniza o ciclo reprodutivo e facilita a inseminação em grupo, aumentando as chances de sucesso.
A inseminação é feita com sêmen da empresa Alta Genetics, líder mundial no setor.
BENEFÍCIOS DIRETOS
A biotecnologia aplicada traz diversos benefícios para o rebanho, como:
-
Aumento da produção por hectare
-
Melhora na fertilidade
-
Maior eficiência alimentar
-
Resistência a doenças
-
Redução de custos com maior produtividade
E o melhor: tudo isso sem custo para o produtor rural.
COMO PARTICIPAR
O programa é contínuo e tem capacidade para atender 600 animais por ano em Araguaína.
Para participar, o produtor deve procurar o Departamento Municipal de Agricultura, localizado na Rua 25 de Dezembro, em frente à OAB.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO
Os interessados devem apresentar:
-
Documento de identidade
-
Comprovante de residência
-
Ficha sanitária da Adapec
-
Comprovação da vacinação contra brucelose e febre aftosa
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (63) 99951-4083.


Mais de 600 animais já foram inseminados para beneficiar pequenos produtores do município - Crédito: Marcos Filho


