Palmas
31º
Araguaína
33º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
COSTA ESMERALDA

Araguaína avança na organização das feiras livres com entrega de novas tendas

12 dezembro 2023 - 11h21

Araguaína continua avançando na organização e modernização das feiras livres da cidade. Nesse último domingo, 10, foram entregues 20 novas tendas para os feirantes do Setor Costa Esmeralda. Iniciado em agosto, o programa Nossa Feira está beneficiando os vendedores das feiras do Entroncamento, Mercado Municipal, Feirinha e Bairro JK com intuito de proporcionar mais conforto para feirantes e clientes.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
Antes de tornar-se moradora do Setor Costa Esmeralda, Deiliene Cardoso já produzia e vendia seus lanches e salgados na feira do Bairro JK. Ela tem 20 anos de experiência e conta que a tenda recebida é uma forma de valorizar os seus produtos e melhorar os processos durante o atendimento ao cliente.
 
“Agrega bastante em nossas vendas, porque melhora a organização e facilita a exposição de mais mercadorias. Assim podemos continuar oferecendo o melhor para os nossos clientes”, contou a feirante.
 
Incentivo ao empreendedorismo
 
Até o momento, o Nossa Feira já entregou 328 tendas e o próximo setor contemplado será o Tereza Hilário. Segundo o prefeito Wagner Rodrigues, o projeto fomenta um ciclo de produção e de oportunidades.
 
“Incentiva o empreendedorismo, os vendedores ambulantes, além dos pequenos produtores dos nossos assentamentos que vão trazer para cá os seus produtos e dessa forma terem uma maneira de sustentar a família”, disse Wagner.
 
Das estruturas entregues, sete foram custeadas com emenda de R$ 18.365,00 do vereador Abraão e as outras 13 foram contrapartida da Prefeitura de Araguaína e custaram R$ 34.106,18. “É uma forma de contribuir com o desenvolvimento da classe, pois a minha primeira profissão foi de feirante na antiga feirinha e no Mercado Municipal “, contou o vereador.
 
Ambiente mais organizado
 
As estruturas entregues contêm uma tenda sanfonada de nove metros quadrados, acompanhada por uma saia, também de nove metros quadrados, e uma mesa sanfonada de 3 m x 0,90 m. Um dos diferenciais do projeto é a segmentação das tendas por cores, visando facilitar a identificação dos produtos em cada setor da feira.
 
Cereais e temperos são representados pela cor amarela; hortifrutigranjeiros pela cor verde musgo; as comidas típicas e lanches pela cor azul; laranja para artesanatos, roupas, eletrônicos e utilidades; e os produtos de origem animal são associados à cor vermelha.
 
Oportunidade de renda extra
 
A informação do recebimento de novas tendas serviu de motivação para Meireles Nunes, que antes trabalhava vendendo roupas usadas em sua casa e começou nesta semana a expor as mercadorias na feira. “Aqui eu imagino que terei mais contato com as pessoas, por isso decidi tentar”, afirmou a vendedora.
 
De acordo com o presidente da FUNAMC (Fundação de Atividade Municipal Comunitária), Neif Gomes, a chegada de novos empreendedores tem sido comum desde que o Município iniciou o projeto de padronização das feiras. “Desde quando começou, aumentou bastante a procura, foram mais de 60 pessoas interessadas em participar das feiras do município e nós já calculamos a compra pensando nisso”, informou Neif.
 
Os interessados deverão comparecer na FUNAMC e realizar um cadastro, fornecendo os documentos necessários, incluindo CPF, RG, comprovante de residência e título de eleitor.

*Prefeitura de Araguaína