Palmas
31º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Caps de Araguaína fará parte do webdocumentário nacional "Brasil, aqui tem SUS"

10 novembro 2023 - 08h19

Araguaína recebeu, nesta semana, profissionais de Brasília (DF) para as filmagens do webdocumentário “Brasil, aqui tem SUS”. A produção faz parte da premiação que o CapsAD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) obteve durante o 37º Conasems (Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) , evento realizado em julho deste ano. Araguaína foi a única cidade do Tocantins que se destacou pelo desenvolvimento do programa SisC@ps Banco de Dados.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

“Ficamos muito surpresos e satisfeitos em sermos premiados com este webdocumentário, pois é uma forma de reconhecer o trabalho de um servidor dedicado, dinâmico e eficiente. Ele teve essa iniciativa de desenvolver um sistema em prol da saúde mental e que nos permite ter uma dimensão do paciente e de todo o histórico dele de tratamento”, afirmou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

O software melhorou a qualidade do atendimento e organizou o cadastro de dados dos pacientes do CapsAD III. O sistema foi idealizado pelo servidor Klaubher Feitosa, que atua há nove anos no Município.

“Foi gratificante e emocionante acompanhar a equipe que está produzindo esse material, é um reconhecimento nacional. O webdoc será uma forma de deixar registrado e mostrar para a população a qualidade do serviço que desempenhamos, desde a comunidade que precisa de atendimento e não sabe como ter acesso, até os treinamentos de equipe”, disse Klaubher.

Mais do que um sistema de computador

As gravações foram feitas pela TV Mais Conasems e iniciaram no CAPS ADIII, onde foi filmado o funcionamento do programa e captadas as entrevistas com os servidores. Outros locais das filmagens para o webdocumentário foram o Setor Costa Esmeralda, onde duas visitas de rotina foram acompanhadas, e a Unidade de Acolhimento Adulto, que fica próximo ao Parque das Águas. A equipe ainda realizou outras gravações da cidade, para mostrar a infraestrutura e pontos turísticos.

“Quando chegamos aqui, percebemos que é mais do que um sistema de computador. Os dados são organizados, porém histórias são contadas por meio do acompanhamento, do tratamento, a busca ativa, por isso a gente resolveu transformar um webdoc, que seria simplesmente para falar de um sistema, em histórias reais, desde a rotina dos profissionais do Caps ao dia a dia com os pacientes”, explicou o diretor de núcleo centro-oeste do webdocumentário, Constâncio Viana.

Como assistir o webdoc?

O webdoc “Brasil, aqui tem SUS” foi lançado no portal da Mais Conasems no dia 30 de outubro. O link para acesso é o https://mais.conasems.org.br/ ou ainda por meio do canal do Youtube @canalCONASEMS. A previsão é que o episódio sobre o Caps AD III de Araguaína seja disponibilizado até março de 2024.

Semanalmente, a TV divulga um novo episódio que possui entre 6 a 7 minutos de duração. Dentre as cidades com programas e projetos premiados e que podem ser assistidos pela população, estão Campo Alegre (AL), Abaetetuba (PA) e São Lourenço do Sul (RS).

*Prefeitura de Araguaína