Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
26º
CARRETA DA SAÚDE

Centenas de mulheres fizeram exame gratuito de mamografia durante a Expoara

17 junho 2022 - 10h36

Foi a partir de uma mensagem em um grupo de Whatsapp que a auxiliar de serviços gerais, Maria do Socorro Leal Lima, de 54 anos, ficou conhecida dos exames gratuitos de mamografia da Carreta da Saúde da Mulher em Araguaína. Durante os dias 2 e 6 de junho, uma unidade ofereceu cerca de 9 de 300 fotografias para mulheres de 40 a 69 anos no Parque de Exposições Dair José Lourenço, durante a 54ª Expoara (Exposição Agropecuária de Araguaína).

“Faz uns cinco anos que não faço o exame por falta de tempo e recurso, mas aí já estava passando da hora, tem que cuidar. Isso aqui é importantíssimo, de verdade, porque é difícil a gente conseguir pagar, muitas vezes a gente não tem condição. Mas quando aparece uma oportunidade dessa, é maravilhoso”, conto Maria do Socorro.
 
 A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína, Hospital do Amor e Sindicato Rural. Os resultados das mamografias vendidas na Secretaria da Saúde 45 dias depois da realização do exame.
 
“Conseguimos atingir essa meta. Uma muito boa participação das pacientes”, afirmou a coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher, Tuliana Santos.
 
Ação de um ano todo

A coordenadora lembrou que como ações de prevenção ao câncer de mama acontecem de forma frequente nas unidades de saúde do município. “Dura todo o ano, nós, unidade, com consciência de conhecer o seu corpo e possa identificar a alteração, e a partir daí possa procurar um profissional da orientação e que possa fazer alterações. E conforme o caso, fazer a mamografia e quando o tratamento necessário”.
 
A faz parte da rotina da prevenção previdenciária Liduína Maria Oliveira Freitas, de 63 anos, que elogiou a iniciativa. “Fui na UBS e pedi a mamografia, aí eles me avisaram que não tinha mais vaga. Mas surgiu uma oportunidade no último dia e aproveitei. Achei bom demais essa iniciativa para nós mulheres”.