Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
ARAGUAÍNA

Conselho Municipal renova membros e reforça compromisso com as unidades de Saúde

06 fevereiro 2024 - 10h20

Uma cerimônia simbólica de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o triênio 2024/2026 foi realizada no último dia 1º de fevereiro. O evento contou com a participação de servidores, secretários e o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues. Durante os discursos foram citados o desempenho e a atuação do órgão fiscalizador, a transparência municipal com os recursos e os investimentos da gestão na área da Saúde.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
A nova diretoria do conselho é composta pelo presidente Agnaldo da Silva Teixeira, o vice-presidente Sandro Rogério Cardoso de Paulo, o secretário da mesa diretiva, Marques Elex Silva Carvalho, e a tesoureira Davanita Ferreira de Castro Albuquerque. A decisão pode ser consultada no Diário Oficial de Araguaína de dia 24 de janeiro, no Decreto 241.
 
Dentre as diversas atribuições previstas na Lei Municipal de nº 2.738/11, o CMS é responsável por fiscalizar, deliberar e aprovar a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde e investimentos realizados com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde).
 
Na posse, o novo presidente Agnaldo pontuou que acompanhou diversas fases na saúde municipal e destacou a agilidade dos gestores para atender os apontamentos dos conselheiros.
 
“Nos últimos 10 anos, a Saúde em Araguaína teve uma melhora acentuada. Hoje, qualquer inconsistência que notamos são plenamente e totalmente sanáveis pelos gestores”, informou Agnaldo.
 
Órgão atuante
 
Ainda nesse mês de fevereiro, os conselheiros se comprometeram em fiscalizar todas as 22 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, incluindo o PAI (Pronto Atendimento Infantil) e o Hospital Municipal de Araguaína. Esse acompanhamento foi elogiado pela secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
 
“Temos um órgão muito atuante e é justamente por meio dessa participação que conseguimos manter a qualidade dos serviços de saúde. Os conselheiros visitam as unidades, fazem apontamentos, desde o atendimento às ações, e imediatamente solucionamos”, disse a secretária.
 
Investimentos crescentes
 
Durante o evento, o prefeito Wagner Rodrigues falou sobre a importância da legalidade e a aprovação de todas as contas por meio da atuação do CMS. “Aqui a gente faz tudo com muita seriedade, transparência e retidão, por isso que a cidade está se desenvolvendo e eu agradeço a vocês por ter esse olhar e discernimento”, afirmou Wagner Rodrigues.
 
O gestor ainda destacou o compromisso e os investimentos crescentes na área da saúde para continuar oferecendo a infraestrutura e qualidade dos atendimentos que os moradores merecem. “A lei federal diz que 15% do que o município arrecada deverá ser destinado para a saúde, mas nós temos a satisfação de, ano após ano, investirmos aqui 28%, 30%, 32%, 37% do que arrecadamos e vocês conselheiros são testemunhas disso” finalizou o prefeito.
 
Conheça o novo presidente do CMS
 
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Agnaldo da Silva, é cirurgião dentista com 45 anos de experiência. Desde 1986 atua na área política da saúde, quando fundou associações no segmento. Em 1991, participou da criação do Conselho Municipal de Saúde e nos anos 2000 começou a atuar no órgão. Durante esse período, é a quarta vez que exerce a presidência da diretoria.

*Prefeitura de Araguaína