Palmas
29º
Araguaína
31º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
ECONOMIA E RENDA

Cursos gratuitos estimulam empreendedorismo em Araguaína

29 agosto 2022 - 14h20Por Ascom/Prefeitura de Araguaína

Ana Paula Ferreira faz parte dos mais de 500 moradores que participaram dos cursos gratuitos disponibilizados pela Prefeitura de Araguaína. A iniciativa é possível por meio do PTTS (Programa de Trabalho Técnico Social), realizado também em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria). “Achei a iniciativa boa demais, hoje consigo administrar melhor o meu negócio e sempre tenho um dinheirinho no bolso”, disse a moradora.

As qualificações do programa foram disponibilizadas para quem vive nos conjuntos habitacionais do Lago Azul 1, 3 e 4. Ao todo, foram 13 cursos oferecidos nas áreas da tecnologia, artística, alimentação, beleza e estética. Oportunidades que têm como intuito proporcionar mais qualidade de vida para a população.

“Com essa ação queremos levar mais aprendizagem, renda extra por meio do empreendedorismo e até uma vida mais digna aos moradores que receberam suas casas próprias”, informou o diretor de Habitação, Paulo Roberto Fernandes.

Liberdade financeira

Casada, grávida do segundo filho, Ana Paula está perto de realizar o sonho de se graduar em Administração. Mesmo com a rotina de cuidar da família e dos estudos, ela concluiu as capacitações técnicas de cabeleireira, manicure e pedicure do PTTS.
“Eu já trabalhava como manicure há mais de cinco anos, mas eu não tinha o certificado. Com o curso também melhorei o atendimento e com isso atrai mais clientes. Sigo assim trabalhando de dia em casa ou a domicílio e à noite fazendo faculdade”, finalizou.

Balanço

As qualificações foram iniciadas em abril deste ano e, nesses últimos quatro meses, os moradores dos conjuntos habitacionais puderam contar com os cursos de design de sobrancelhas, maquiagem, bolsa em tecido, informática, fabricação de churros, crepes, pintura a óleo sobre tela, estética facial, produção de sabonetes artesanais, caixas para presentes, cabeleireiro, criação de bijuterias, bordados em sandálias e manicure e pedicure.

Junho foi o período com maior número de inscrições da comunidade, ao todo 242 moradores procuraram pelos cursos, superando maio que foram preenchidas 177 vagas. Nesse mês, ainda estão abertas as matrículas para os cursos de cabeleireiro, biscuit e pizzaiolo.

Acompanhamento contínuo

Para se inscrever nos cursos é necessário ser morador do Lago Azul 1, 3 e 4, por meio do Programa Casa Verde e Amarela. Os interessados já podem apresentar a seguinte de documentação: Identidade, CPF, conta de energia, diploma de conclusão do ensino fundamental, para as crianças menores de 12 anos é preciso também a certidão de nascimento. Mais informações podem ser obtidas, por meio do telefone 3549 2400.

Além da qualificação, as famílias dos setores e os alunos da Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino receberam panfletos, assistiram palestras e peças teatrais com temas voltados para a saúde mental e física, educação financeira e ainda assuntos relacionados ao meio ambiente.

“Imagina você se mudar para um local novo, onde não conhece ninguém, talvez distante da família e amigos, vínculos que são tão importantes. Por isso, além dos cursos, estamos sempre acompanhando os moradores oferecendo esse suporte social”, afirmou a superintendente da Assistência Social, Suzana Salazar.