Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
ARAGUAÍNA

"Depois que temos filhos, a gente pensa mais na nossa vida", diz moradora durante blitz

10 fevereiro 2024 - 12h01

Na semana de retorno às aulas nas creches e escolas municipais de Araguaína, a ASTT (Agência de Segurança, Trânsito e Transporte) realizou uma programação especial de blitz educativas na porta das unidades para orientar os pais sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Além da presença dos profissionais, as ações educativas contaram com participação das novas mascotes da agência: Fatinha, Amarelinho e Vivi.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
No CEI (Centro Educacional Infantil) Nossa Senhora Natividade, no Setor Nova Araguaína, os pais aproveitaram a movimentação diferente e fizeram fotos das crianças com as mascotes, enquanto recebiam as orientações dos agentes de trânsito.
 
“Os nossos bonecos vieram mostrar para as crianças que elas não precisam ter medo do agente de trânsito ou do policial. Eles estão nas ruas justamente para protegê-las, relembrando das leis e orientações de segurança para que nenhum mal aconteça com as nossas crianças”, explicou a chefe do Departamento de Educação para o Trânsito da ASTT, Suziane Olímpia.
 
Quando foi buscar o seu filho de quatro anos na creche, a dona de casa Nátaly Bianca parabenizou a blitz educativa. “Quando eu vejo um pedestre, eu reduzo a velocidade, tenho muita prudência no trânsito. Depois que temos filhos, a gente pensa mais na nossa vida”, afirmou Nátaly.
 
Proteja os mais vulneráveis
 
Na portaria da creche, os agentes distribuíram panfletos e passaram orientações sobre a importância de respeitar a faixa de pedestre, as regras de trânsito no transporte das crianças, o não uso do celular enquanto conduzem o veículo, dentre outras recomendações. “Durante todo o ano, as campanhas devem ser focadas nos mais vulneráveis no trânsito, ou seja, os pedestres, os ciclistas e os motociclistas”, afirmou a Suziane.
 
Buscando os pequenos com segurança
 
A ASTT ainda orienta que os pais, na condição de pedestres, devem ficar atentos, ter a responsabilidade de andar com os pequenos sempre do lado da calçada, olhar para os dois lados ao atravessar a rua, sinalizar que querem atravessar até mesmo naquelas vias onde não têm faixa de pedestre, aguardar todos os condutores pararem os veículos e ainda sempre manter o diálogo com os filhos dentro de casa falando sobre a importância da segurança no trânsito.
 
Frequentemente, o motorista Marcelo Júnior Bezerra busca os seus dois filhos na creche do Setor Nova Araguaína e acredita no quanto essas orientações repassadas por meio dos agentes são importantes. “Eu aprendo muito com os meus filhos e essa ação ajuda a relembrar de termos cuidado não só com a nossa vida, mas com a do outro no trânsito”, finalizou Marcelo.