Palmas
23º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
24º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Supermercados Campelo Agosto
CÂMARA DE ARAGUAÍNA

Estudantes vivenciam prática legislativa em projeto "Vereador por um Dia"

05 novembro 2025 - 09h48Por Da Redação

Na terça-feira (4), a Câmara Municipal de Araguaína sediou mais uma edição do projeto "Vereador por um Dia", que oferece aos estudantes de Direito a oportunidade de vivenciar o funcionamento prático do Poder Legislativo.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O programa foi lançado em maio de 2022, a pedido das faculdades Católica Dom Orione (FACDO) e Centro Universitário Afya Unitpac, em parceria com o vereador Wilson Carvalho, idealizador da iniciativa.

FORMAÇÃO CIDADÃ E PRÁTICA LEGISLATIVA

O presidente da Câmara, Max Fleury, ressaltou a importância do projeto para a formação acadêmica e cidadã dos participantes.

"Essa vivência permite que os estudantes compreendam, de forma dinâmica, como funciona o processo legislativo municipal, desenvolvendo habilidades de oratória, argumentação jurídica, liderança e cidadania. Parabenizo todos os envolvidos pela iniciativa", destacou.

APRENDIZADO ALÉM DA SALA DE AULA

O vereador Wilson Carvalho explicou que a proposta nasceu da própria experiência pessoal.

"Durante minha graduação, não tive a oportunidade de vivenciar o funcionamento prático do Poder Legislativo. Diante disso, percebi a necessidade de implementar uma ação que promovesse a participação e o aprendizado dos acadêmicos junto ao Legislativo municipal", afirmou.

Durante a simulação, os estudantes assumem o papel de vereadores, elaborando propostas, debatendo projetos de lei, fazendo uso da tribuna e votando, seguindo o mesmo protocolo das sessões oficiais da Câmara.

INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

O parlamentar reforçou o caráter educativo e social da ação.

"O 'Vereador por um Dia' é, portanto, uma oportunidade única de aprendizado, integração e valorização da participação social e política dos futuros profissionais do Direito", completou Wilson Carvalho.