Após repercussão no Portal O Norte da denúncia de alimentação inadequada entregue a paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína, o ISAC (Instituto Saúde e Cidadania) responsável pela gestão da unidade se manifestou sobre o caso e afirmou que irá tomar providências. (Confira abaixo na íntegra no final da reportagem)
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
ENTENDA O CASO
A acompanhante de uma paciente idosa de 65 anos que está há 6 dias na UPA esperando transferência para o HRA, gravou um vídeo mostrando a precariedade da marmita que a paciente recebeu como refeição ontem por volta das 18h e que continha um pedaço de frango composto praticamente por osso, sem carne suficiente para alimentação adequada.
"Parece que alguém já tinha comido! Ao invés de um pedaço de frango veio basicamente só o osso! Abri e filmei, minha mãe nem tinha mexido na comida", disse Raimunda Olinda destacando que abriu uma reclamação formal na unidade.
"AQUÉM DO PADRÃO"
Em nota encaminhada à nossa reportagem, o ISAC lamentou o ocorrido, admitiu que a apresentação da refeição relatada está aquém do padrão de qualidade necessário e garantiu que "o caso está sendo tratado com rigor e providências já estão em andamento".
Ainda em nota, o ISAC destacou que a UPA não é uma unidade de internação e que são fornecidas refeições apenas àqueles que permanecem por mais de seis horas na unidade.
PROVIDÊNCIAS
O ISAC afirmou também que a alimentação é preparada e fornecida pelo Hospital Municipal de Araguaína (HMA), que dispõe de cozinha própria e equipe de nutrição responsável pela elaboração de cardápios balanceados, utilizando alimentos frescos e que "as refeições são entregues à UPA embaladas individualmente, identificadas e distribuídas conforme a necessidade de cada paciente.".
O instituto declarou ainda que "Diante da ocorrência, todo o processo de solicitação, recebimento e distribuição das refeições está sendo revisto. A equipe envolvida foi advertida e orientada, e os critérios de mensuração das porções reforçados, de modo a assegurar que falhas como essa não se repitam".
________________________________________________________________________________________________________
Nota de Esclarecimento – Alimentação na UPA Anatólio Dias Carneiro
Lamentamos profundamente o episódio ocorrido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro, gerida pelo ISAC (Instituto Saúde e Cidadania), e reconhecemos que a apresentação da refeição relatada está aquém do padrão de qualidade que buscamos assegurar a todos os pacientes. O caso está sendo tratado com rigor e providências já estão em andamento.
Esclarecemos que a UPA não é uma unidade de internação. No entanto, por tratar de casos que permanecem sob cuidados por período prolongado — como pacientes que aguardam transferência —, são fornecidas refeições apenas àqueles que permanecem por mais de seis horas na unidade.
A alimentação é preparada e fornecida pelo Hospital Municipal de Araguaína (HMA), que dispõe de cozinha própria e equipe de nutrição responsável pela elaboração de cardápios balanceados, utilizando alimentos frescos. As refeições são entregues à UPA embaladas individualmente, identificadas e distribuídas conforme a necessidade de cada paciente.
Diante da ocorrência, todo o processo de solicitação, recebimento e distribuição das refeições está sendo revisto. A equipe envolvida foi advertida e orientada, e os critérios de mensuração das porções reforçados, de modo a assegurar que falhas como essa não se repitam.
Reiteramos nosso compromisso com a qualidade da assistência, o respeito aos pacientes e a melhoria contínua dos serviços prestados. Seguimos à disposição para os devidos esclarecimentos e sempre abertos ao diálogo com a população e a imprensa.


Acompanhante denunciou o caso ao Portal O Norte. - Crédito: Imagens Cedidas ao Portal O Norte 


