Palmas
29º
Araguaína
28º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
EM ARAGUAÍNA

Guarda Municipal orienta sobre quando morador deve acionar o serviço

18 julho 2022 - 15h05

Os órgãos que compõem as forças de segurança e os serviços de saúde têm atividades diferentes, que são complementares para o atendimento da população em diversos tipos de emergências. A GMA (Guarda Municipal de Araguaína) orienta que o morador deve ter em mente a necessidade de cada especialidade para decidir em qual número ligar e agilizar o socorro mais eficiente para a situação.

De acordo com o comandante da GMA, Sebastião Lima, a principal função do órgão é atuar na proteção da população que usa bens, instalações e serviços municipais, além de proteger o patrimônio público. “Nós somos uma polícia municipal, fazemos o patrulhamento perto de escolas, unidades de saúde, secretarias, parques e outros lugares onde há administração da Prefeitura”, afirmou.

O número de emergência 153, da GMA, pode ser acionado também para atuar na prevenção da violência e auxiliar na pacificação de conflitos. “Nas ruas, nos deparamos constantemente com várias ocorrências, que atendemos e encaminhamos à PC (Polícia Civil). Somos mais efetivos também para situações de baixo risco, um apoio para que a PM (Polícia Militar) tenha mais viaturas para emergências”, explicou Lima.

Já quando há necessidade de busca por objetos roubados, casos de homicídios e outros crimes violentos, o telefone 190, da PM, é o mais indicado para o chamado. “É importante também registar o boletim de ocorrência na PC, que pode ser pela internet e presencialmente na delegacia. Esse documento fica à disposição da GMA para ajudar na identificação quando encontramos indícios de que o objeto é roubado”, ressaltou o comandante.

Emergências de saúde

Em situações como dores no peito repentinas, intoxicação, envenenamento, queimaduras graves, partos de risco, pequenas quedas, crises convulsivas, atropelamentos, desmaios e hemorragias o mais indicado é utilizar o número 192, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Para acidentes com pessoas presas nas ferragens, incêndios, tentativas de suicídio, salvamentos aquáticos, desabamentos, deslizamentos, choques elétricos, quedas de altura, vazamentos de gás e outras situações similares o mais adequado é o número 193, do Corpo de Bombeiros.