Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
SAÚDE

Mutirão realizará 40 endoscopias no Hospital Regional de Araguaína

07 fevereiro 2024 - 10h24

O Governo do Tocantins, por meio do Centro de Alta Complexidade (CAC)/Ambulatório, do Hospital Regional de Araguaína (HRA), realiza nessa terça e quarta-feira, 6 e 7, respectivamente, 40 procedimentos de endoscopia. São pacientes que aguardavam na fila do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg).

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A enfermeira coordenadora multiprofissional do CAC, Pâmela Aguiar, explicou que “os atendimentos começaram no início do ano, para atender estes pacientes que aguardavam por muito tempo. Estamos podendo atender a todos, com o exame vindo para melhorar com diagnósticos precisos do trato digestivo. Está sendo um sucesso, os pacientes já saem com o resultado do exame na mão”.

De Luzinópolis, Antônio Soares Brandão, de 77 anos, esperava desde abril de 2023. “Estou contente que chegou minha vez, porque alguns alimentos estão me fazendo mal e preciso descobrir o que é”, afirma.

Ana Luísa Lopes, de 12 anos, realizou o exame pela segunda vez e contou sobre a experiência. “Fui diagnosticada com gastrite e, dependendo do que eu como, sinto muitas dores. O exame será bom, porque vou poder tomar os remédios e comer as coisas que tenho vontade e não posso como ir aos aniversários de meus amigos, por exemplo”, destaca.

“Desde criança, o meu sonho era ser médico. Eu sou apaixonado pela medicina, apaixonado por cuidar das pessoas, isso me atraiu muito a atuar na profissão, que atuo desde 2000. E estar aqui, no Hospital Regional de Araguaína, por meio do Governo do Estado, oferecendo o diagnóstico ao povo não só de Araguaína, mas de toda essa região do Tocantins é gratificante. Fico feliz em poder ajudar a resolver essa demanda que é muito grande de endoscopia e de cirurgias”, afirmou o cirurgião e gastroenterologista, Nelson Horácio.

*Secom Tocantins