Palmas
33º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
33º
SOLENIDADE

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Araguaína

12 janeiro 2024 - 09h45

Dos 10 conselheiros tutelares eleitos em 2023, Naídes Silva faz parte dos cinco que irão atuar pela primeira vez no cargo no quadriênio 2024/2028. Na cerimônia de posse, realizada na última quarta-feira, 10, no auditório do Fórum de Araguaína, a nova conselheira ressaltou que a função é fundamental para a construção de uma sociedade mais saudável.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
“Sou mãe de 4 filhos, tenho três netos e o que me motivou a ser conselheira foi o amor pela nova geração, o cuidado que as crianças precisam e a preocupação com o futuro delas. Coração está a mil, mas vou lutar para fazer um bom trabalho junto com o meu colegiado”, disse Naídes.
 
A solenidade foi conduzida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), órgão responsável por fiscalizar a atuação dos conselheiros. O evento ainda contou com a presença do prefeito Wagner Rodrigues, autoridades, servidores e convidados dos recém-empossados.
 
“Hoje saudamos a posse de nossos conselheiros tutelares, que com responsabilidade e dedicação assumem o papel de guardião das crianças e adolescente do nosso município, atuando na proteção e promoção dos direitos desse público”, destacou a presidente do CMDCA e da Comissão Eleitoral, Eidila Augusta Mesquita.
 
Apoio municipal
 
Durante a cerimônia, além da assinatura do termo de posse, recebimento do diploma e carteirinha, notebooks foram entregues para os conselheiros. Em seu discurso, o prefeito Wagner reforçou o apoio e suporte do Município ao serviço do órgão.
 
“Nem sempre nós, do poder público, temos condições de atender o que vocês precisam imediatamente, mas a gente se organiza para oferecer as melhores condições de trabalho para vocês. Um exemplo disso é a nova sede, estamos construindo um prédio novo, bom e organizado para vocês trabalharem”, explicou Wagner Rodrigues.
 
Por um futuro mais seguro
 
Há oito anos, Fabiane Cristina Mendes ocupa o cargo de conselheira tutelar em Araguaína. Reeleita em 2023 com mais de 1.200 votos, ela irá para o seu terceiro mandato. Segundo ela, a motivação para continuar é poder oferecer segurança para as crianças e adolescentes.
 
“Eu acredito que essa é minha missão na terra, pois todos os dias é crescente a violência que as nossas crianças vêm sofrendo e elas precisam de voz. Nós exercemos esse papel, todos os dias precisamos assegurar os direitos delas”, contou a conselheira.
 
O Conselho Tutelar é o órgão municipal responsável por receber denúncias e intervir em situações de maus-tratos, agressões e em contextos familiares prejudiciais ao bem-estar do menor de idade, atuando também em ações preventivas. “Vamos continuar conscientizando a comunidade por meio de palestras nas escolas, igrejas, comunidades, onde levamos informações de prevenção às violências e como o Conselho Tutelar atua”, complementou Fabiane.
 
Como denunciar
 
Araguaína conta com dois polos do Conselho Tutelar, localizados no Centro e no Jardim Santa Helena. Nos locais, o atendimento é das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, porém os conselheiros atendem 24 horas em regime de plantão.
 
A sociedade pode denunciar e contar com o órgão por meio dos telefones (63) 3411-7003 e o 3412-5051 em horário comercial. Já para os plantões, os telefones são o (63) 9 9963-9351 (Polo 1) e 9 9953-0757 (Polo 2).

*Prefeitura de Araguaína