Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
CONSCIENTIZAÇÃO

Novos mascotes reforçam educação no trânsito em Araguaína

06 fevereiro 2024 - 11h21

Pedestres e condutores que passaram pela Via Lago, no último dia 3, em Araguaína, puderam presenciar uma mobilização diferente e divertida da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito). Os agentes apresentaram os novos mascotes, que ficarão responsáveis por trabalhar, junto às crianças, a importância de ter um trânsito mais seguro na cidade.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
De acordo com a chefe do Departamento de Educação para o Trânsito da ASTT, Suziane Olímpia, os personagens da Turminha do Trânsito serão usados em ações educativas nas escolas e em diversos espaços públicos.
 
“É uma oportunidade para as crianças aprenderem desde cedo que a responsabilidade de manter um  trânsito seguro é um dever de todos. Além disso, sabemos que os pequenos podem nos ajudar com mensagens importantes e conscientizar os adultos em casa sobre as medidas seguras a serem adotadas no trânsito”, ressaltou.
 
Turminha do Trânsito
 
A Turminha do Trânsito é composta por três mascotes: o Amarelinho, que representa os agentes da ASTT; a Vivi, em referência à vida; e a Fatinha, que simboliza a faixa de pedestre. Encantado, o pequeno Adriel Dias Teixeira, de 12 anos, conta que adorou todos os personagens, mas que a Fatinha o fez lembrar da importância de fazer a travessia das ruas de forma segura.
 
“Sempre que vou atravessar a rua, eu uso a faixa de pedestre. E olhando para a Fatinha, eu lembrei que é importante olhar para os dois lados e esperar os carros pararem para atravessar”, disse Adriel.
 
Adultos também precisam aprender
 
E não foram só as crianças que apreciaram as novas mascotes. Acompanhada do esposo e dos filhos, a professora Natália da Silva, de 30 anos, adorou a iniciativa. Para ela, ensinar desde a infância sobre os cuidados e as responsabilidades de um trânsito seguro é essencial.
 
“A ASTT está de parabéns pela iniciativa. Como mãe e profissional da educação, posso afirmar que o ensino lúdico contribui no processo de aprendizagem das crianças e fortalece o conhecimento sobre as responsabilidades no trânsito”, disse.
 
Apoio das forças de segurança
 
A movimentação na Via Lago contou com apoio da GMA de Araguaína (Guarda Municipal), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e BPMRED (Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas).
 
“Mais uma vez, tivemos o apoio das forças de segurança de Araguaína que não mediram esforços em nos ajudar nesse novo projeto. É essa a mensagem que queremos deixar à população, que todos esses profissionais aqui presentes atuam com a missão de proporcionar uma sociedade mais segura”, destacou Suziane.
 
Ações nas escolas
 
A apresentação da Turminha do Trânsito marca uma nova programação de ações educativas que serão realizadas pela ASTT. Com o retorno das aulas, as mascotes também serão usadas para conscientizar o trânsito na porta das escolas.
 
“A partir de hoje, em todas as nossas ações educativas, as nossas mascotes estarão presentes. Nos próximos dias, teremos uma programação especial nas escolas para mobilizar alunos e seus responsáveis para fortalecer ainda mais o nosso anseio por um trânsito mais seguro”, finalizou Suziane.