Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
22º
Porto Nacional
26º
DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO

Obras em três setores de Araguaína beneficiam mais de 600 famílias

29 novembro 2023 - 10h47

A empresária Cleide Guedes mora e tem uma escolinha de futebol no Setor Alaska, em Araguaína, há 17 anos. Ela foi a representante das mais de 600 famílias que moram no bairro e nos setores vizinhos, Dona Nélcia e Jardim América, na entrega oficial das obras de drenagem e pavimentação na região, no último dia 24.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
Cleide lembrou que a Rua Florêncio Machado, uma das principais da localidade, é paralela à Avenida Marginal Neblina e fica em uma região mais baixa, recebendo todo o volume de água da chuva das partes mais altas, como a Rua Sadoc Correia. O alagamento frequente da via causava inúmeros prejuízos para os moradores.
 
"Mas já notamos que o problema está solucionado, porque o serviço foi bem-feito. Tivemos duas fortes chuvas e não tivemos alagamentos", relatou a empresária.
 
Os problemas ficaram no passado
 
Além da presença da comunidade, o evento de entrega contou com a participação de vereadores, secretários e do prefeito Wagner Rodrigues. Em seu discurso, Wagner destacou o quanto a série de obras de infraestrutura tem proporcionado mais qualidade de vida para a população. "Lama e poeira é tudo o que ninguém quer e tudo o que estamos deixando para trás na cidade de Araguaína", afirmou Wagner.
 
Executadas dentro do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, com recursos da CAF Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, as obras dos setores beneficiam mais de 600 famílias e pontos comerciais. "São bairros pequenos, mas que recebem um fluxo grande de veículos. E há muitos prédios na região, por isso essa obra é tão importante, pois oferece condições para a iniciativa privada continuar investindo na verticalização", complementou o prefeito.
 
Drenagem eficiente
 
Para evitar os alagamentos, os serviços contemplaram dois mil metros de drenagem. "Os bairros atendidos formam uma microbacia hidrográfica e acumulavam muita água na Rua Florêncio Machado. O local de escoamento é o córrego Neblina, mas o caimento era pequeno, então foram executadas várias bocas de lobo, rede enterrada e duas novas saídas de água de chuva para conseguir fazer a drenagem adequadamente", explicou o Coordenador Geral da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), Cid Forghieri.
 
Novas rotas e mais mobilidade urbana
 
Os setores Alaska, Dona Nélcia e Jardim América receberam 13 mil metros quadrados de pavimentação, entre recapeamento e novo asfalto em quatro vias, somando 15 ruas beneficiadas, além de calçadas acessíveis e sinalização de trânsito. Os investimentos nas obras de pavimentação, drenagem superficial e profunda somam cerca de R$ 8 milhões.
 
"Algumas ruas não eram pavimentadas e, por isso, quem vinha do centro para os bairros ou vice e versa não utilizavam as vias. Com essa entrega que fizemos, a comunidade tem mais possibilidades de rotas, o que melhora a mobilidade urbana e torna o trânsito mais fluido", explicou o secretário da Infraestrutura, Frederico Prado. 

*Prefeitura de Araguaína