Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
INFRAESTRUTURA URBANA

"Pavimentar o Setor Itatiaia não é mais uma obra, é dar dignidade aos moradores", destaca prefeito

16 novembro 2023 - 10h14

“Dá gosto de abrir a porta de casa e não ver mais aquela imagem que víamos. Me sinto privilegiado em morar aqui agora”. Essa é a nova realidade do aposentado José Ferreira Campos, de 72 anos, que reside no Setor Itatiaia há mais de 20 anos. Ele faz parte das mais de 150 famílias que foram beneficiadas com as obras de drenagem, pavimentação e novas calçadas acessíveis feitas pela Prefeitura de Araguaína na localidade. O momento oficial da entrega da obra foi realizada na noite da última segunda-feira, 13, na presença de moradores e autoridades.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
“Tive a oportunidade de acompanhar todo o processo desta obra e muito me recordo das dificuldades que esses moradores enfrentavam ao trafegar neste setor. Não dava para passar de carro, o acesso era difícil, mas, hoje, estamos vivendo outra realidade. Pavimentar o Setor Itatiaia não é só mais uma obra, é dar dignidade aos moradores e contribuir com o crescimento de Araguaína. Por isso, eu quero agradecer a todos os moradores pela compreensão e paciência que tiveram ao longo desses meses para que esse trabalho fosse concretizado e entregue a vocês”, disse o prefeito Wagner Rodrigues.
 
Novo bairro, mais bem-estar
 
Além de interligar o setor a outros pontos da cidade, as ruas asfaltadas também geram mais qualidade de vida às famílias. Para o psicólogo e morador do Setor Itatiaia, Atílio Domingues Soares, de 24 anos, ver a alegria dos moradores após a obra é gratificante.
 
”Aqui, todos os moradores se conhecem e, desde o início das obras, já era possível notar o sentimento de satisfação e anseio dos moradores. Como profissional da área da psicologia, posso ressaltar que o lugar onde vivemos influencia e muito no nosso bem-estar, tanto físico, como emocional, e é isso que vemos aqui”, disse.
 
“Estamos muito felizes, muito mesmo. Não sei se era porque estávamos ansiosos, mas achei que foi tudo muito rápido. Em poucos meses, a tão esperada pavimentação foi concretizada”, contou a professora Flamyes do Nascimento Silva, de 44 anos, moradora do setor há quase dois anos.
 
Valorização do Setor
 
De acordo com o secretário da Infraestrutura de Araguaína, Frederico Prado, além das obras da prefeitura, o setor também recebeu a  implantação da rede de esgoto pela BRK Ambiental, serviços que contribuem para a valorização da região.
 
“O Setor Itatiaia é um local privilegiado, pois está muito bem centralizado, ao lado da Avenida Filadélfia e do Lago Azul. Valorizar essa região era um dos nossos objetivos e agora entregamos para esses moradores um projeto de excelência que traz mais comodidade, acessibilidade e oportunidades”, afirmou Frederico.
 
Sobre a obra

Com o investimento de R$ 2,9 milhões, a obra do Setor Itatiaia foi executada dentro do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pelo CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina). A ação contemplou todo o sistema de drenagem da água das chuvas, pavimentação de mais de um quilômetro de ruas com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), além das calçadas com acessibilidade e sinalização de todas as vias.
 
Mais entregas
 
Araguaína conta com mais de 30 obras e serviços de engenharia contratados, como a limpeza e implantação de novos sistemas de drenagem da água das chuvas, recuperação de nascentes e canalização de córregos, construção de novas avenidas, calçadas com acessibilidade e pavimentação de bairros, como nos setores Sonhos Dourados, Alaska, Vila Bandinha, Nova Araguaína e Morada do Sol.
 
Na programação especial, em comemoração aos 65 anos da cidade, a Prefeitura de Araguaína entregará mais obras importantes para a população até o dia 30 de novembro.
 
17/11 (sexta-feira)
19h: Lançamento do branding turístico de Araguaína
 
20/11 (segunda-feira)
9h: Entrega da Av. Campos Elísios:
 
22/11 (quarta-feira)
18h: Entrega SCFV Novo Horizonte
 
27/11 (segunda-feira)
18h: Asfalto e drenagem no Setor Morada do Sol
 
30/11 (quinta-feira)
8h30: Entrega da UBS do Nova Araguaína

*Prefeitura de Araguaína