Palmas
29º
Araguaína
31º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
ARAGUAÍNA

Prefeito inaugura ponte e resolve problema antigo de moradores da zona rural

30 agosto 2022 - 13h43

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, inaugurou uma ponte de grande porte no Povoado Gurgueia, na tarde da sexta-feira, 26. A estrutura de concreto com 28 metros é uma unidade do Programa Travessia, da Prefeitura de Araguaína, para melhoria do transporte escolar e escoamento da produção da agricultura familiar.
 
“Entregamos esta ponte a comunidade da Gurgueia com um sentimento de muita felicidade por cumprir mais um compromisso firmado e que facilitará a vida desses moradores. É uma obra muito importante que traz agora mais conforto e segurança aos moradores, melhorando a ida e vinda deles, além de potencializar o escoamento da produção agrícola dessa região que é muito rica e contribuiu muito para nosso Município”, destacou o prefeito.
 
A ponte de grande porte fica sobre o Ribeirão Gurgueia, na região do Barra da Grota, com entrada mais próxima pela rodovia TO-222. A estrada rural é mais conhecida como Estrada do Chapéu e durante a temporada de chuva o percurso inicial é inundado pelo ribeirão, já que o trecho está bem ao lado da margem. Com a nova ponte, será possível evitar esse trecho inicial, com um atalho, um acesso facilitado.
 
Sonho realizado

Aos 77 anos, a moradora Luza Ribeiro não escondeu a alegria ao ver a obra finalizada. Há 60 anos no povoado, ela agradeceu ao prefeito pela ponte. “Estou muito emocionada em ver essa ponte entregue. Quero com muito amor agradecer ao prefeito Wagner por ser esse homem compromissado com o seu povo”.
 
Reconhecimento também da produtora rural Renaulda Sousa, moradora da região há cinco anos. “Eu cheguei a pensar em mudar daqui, mas sempre tive a esperança de que um dia receberíamos essa ponte. Quero agradecer ao prefeito Wagner por esse compromisso entregue e que vai melhorar muito esse lugar que tanto amamos viver”.
 
Programa Travessia

Outras três pontes que então em construção, por meio do Programa Travessia, ficam no Povoado Brejão e PA (Projeto de Assentamento) Manoel Alves. No primeiro será instalada uma unidade de 8 metros e no segundo duas unidades com 10 metros. A largura padrão é de 4,50 metros, o suficiente para passagem de dois veículos ao mesmo tempo em sentidos opostos.
 
As estruturas são em concreto pré-moldado, o que agiliza a obra e contribui para que a obra seja executada mesmo durante a chuva. Neste ano, a Prefeitura já entregou várias outras pontes construídas durante o período chuvoso, entre elas estão três na região do PA Araguaminas, mais conhecido como Caju Manso, também no Povoado Coco Salviano sobre o Rio Lontra.
 
Dentre os outros locais beneficiados estão PA Levinha, Estrada Waldemar Carrilho, PA Rio Preto, Povoado Garimpinho, PA Caracol, PA Coruja, PA Três Riachos, PA Paraíso e Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína).
 
Agenda na zona rural

Além da entrega da ponte, o prefeito participou de uma partida de futebol com moradores da região e entregou a reconstrução da Escola Municipal Pedro Segundo da Rocha. A unidade fica no Povoado Gurgueia, onde estudam 15 alunos, sendo que sete usam o transporte escolar da Prefeitura.
 
A unidade escolar teve a troca do telhado em telhas cerâmicas para telhas em fibrocimento, troca de todo sistema elétrico, forro e esquadrias, além da ampliação do prédio com um novo depósito e área de serviço. Ainda foi construído um banheiro com acessibilidade e uma passarela coberta de entrada do prédio até o portão. Houve também a troca do revestimento cerâmico de parede das salas de aula e pintura de toda escola.
 
“Agradecer ao prefeito Wagner pelo cuidado com nossas crianças, tenho muita confiança e segurança em enviar meu filho a uma escola tão organizada, aconchegante e com professores muito profissionais como essa aqui do nosso povoado”, disse a dona de casa Maria Lindeci Sousa, mãe do aluno Henrique Emanuel, de cinco anos.