Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
EM ARAGUAÍNA

Prefeitura anuncia nova avenida de acesso entre bairros e centro

02 setembro 2022 - 16h41

A Via Parque, próxima avenida de Araguaína a ser construída pela Prefeitura, será mais um acesso rápido entre o centro e os bairros, dividindo o fluxo da Via Norte e Avenida Castelo Branco. Assim como a Via Norte, a obra ainda vai contribuir para o fim dos alagamentos com obras de drenagem, canalização e a criação de um parque de conservação com bacias de detenção das águas da chuva.

Seguiremos transformando Araguaína, de norte a sul, leste a oeste. A cidade tem um grande problema no trânsito por falta de planejamento no crescimento, que estamos superando com muitas obras de infraestrutura. Essa também é uma obra ambiental porque vamos retificar, canalizar e proteger as margens do Córrego Neblina”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

 As pistas

A Avenida Neief Murad será continuada por um loteamento particular em construção até o cruzamento do Córrego Neblina com o canal do Córrego Tanque. De lá, o início da Via Parque seguirá sobre a canalização do Córrego Neblina por 1,9 km de pista dupla, nos padrões da Via Norte, até a Avenida Castelo Branco. O trecho vai beneficiar principalmente os moradores dos setores Itapuã, Brasil, Luiz Vinhal, Castelo Branco e o futuro Parque 47.
 
Após o cruzamento com a Avenida Castelo Branco, a Via Parque fará um contorno de 2,4 km em pista simples de mão única, no entorno do parque de conservação Nascentes do Neblina. Esse contorno será ligado diretamente às ruas dos setores Couto Magalhães, Vila Norte e Universitário.

Sistema de detenção das chuvas

O Parque Nascentes do Neblina será fechado para o público, garantindo a proteção e conservação dos mananciais e da mata nativa. A região terá três bacias de detenção que superam a capacidade de 100 mil metros cúbicos, o que significa mais de 40 piscinas olímpicas.
 
Esse tipo de reservatório controla o escoamento da água das chuvas com um armazenamento temporário, liberando lentamente a água acumulada e garantindo que o sistema de macrodrenagem funcione com eficiência.
 
Projeto de sustentabilidade

As obras fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que abrangem drenagem, pavimentação, implantação de calçadas com acessibilidade e arborização em vários pontos da cidade. Para execução, a Prefeitura conta com financiamento do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina.

O projeto prevê a canalização de 4,9 km de canais abertos e 3,65 km de canais fechados, totalizando 8,55 de curso de água alargados e preservados para evitar o assoreamento. Desse total, mais da metade faz parte da obra da Via Parque.

No córrego neblina, o sistema de micro e macrodrenagem terá 2,4 km de canais abertos e fechados, os afluentes Tanque e Planalto terão, respectivamente, 1,03 km e 900 metros de canalização aberta.