Mesmo sem operar voos comerciais há mais de um ano, o Aeroporto de Araguaína continua gerando despesas milionárias para os cofres públicos. A Prefeitura renovou, pela quarta vez, o contrato com a empresa ESAERO, responsável pela gestão do terminal.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
CONTRATO MILIONÁRIO
O novo termo aditivo, publicado no Diário Oficial do Município em 28 de abril, estende o contrato por mais 12 meses. Com isso, o valor mensal passa a ser de R$ 303 mil, totalizando R$ 3,6 milhões até abril de 2026.
SEM VOOS COMERCIAIS
Desde a saída da companhia VoePass, no ano passado, o aeroporto está sem voos comerciais regulares. Hoje, o terminal atende apenas operações privadas e voos governamentais, o que levanta questionamentos sobre a necessidade dos gastos.
12 ANOS DE REFORMA
As obras de reforma e adequação do aeroporto já se estendem por mais de uma década, sem conclusão definitiva. Araguaína, que já teve conexões com Palmas, Goiânia e cidades do Pará, enfrenta hoje um cenário de quase inatividade no setor aéreo.
PROMESSA DE LEILÃO
Em fevereiro, a Infraero anunciou que o aeroporto entrou no AmpliAR, programa federal que prevê o leilão de aeroportos regionais.O leilão está previsto para o segundo semestre deste ano, mas ainda não há data definida para o retorno dos voos comerciais.
O QUE DIZ A PREFEITURA
O Portal O Norte procurou a prefeitura para esclarecimentos sobre a questão. Em nota, o município informou que o aeroporto está em funcionamento recebendo voos de aeronaves privadas e também governamentais.
A nota destaca ainda que para que esta estrutura permaneça em funcionamento pleno, é necessária a manutenção dos serviços de gestão do aeroporto, principalmente no setor operacional de pousos e decolagens.
Sobre os voos comerciais, a prefeitura garante que agora só depende apenas de pedido das companhias aéreas junto à ANAC para operar em nossa cidade, "já que toda a estrutura necessária para pouso e decolagens encontra-se disponível".
Sobre o leilão, a prefeitura afirma que a previsão é de que ele acontece no segundo semestre deste ano.
Confira abaixo a nota na íntegra.
A Prefeitura de Araguaína informa que o aeroporto está em funcionamento e é um importante polo logístico da região, recebendo voos de aeronaves privadas e também governamentais, a exemplo das captações de órgãos que já ocorreram na cidade para transplantes em outros municípios.
O Aeroporto de Araguaína desempenha um papel fundamental na conexão da cidade e outros municípios da região macronorte do Tocantins com os principais centros comerciais e turísticos do país. E para que esta estrutura permaneça em funcionamento pleno, é necessária a manutenção dos serviços de gestão do aeroporto, principalmente no setor operacional de pousos e decolagens.
O aeroporto também já está operacionalmente apto para receber voos comerciais, dependendo apenas de pedido das companhias aéreas junto à ANAC para operar em nossa cidade, já que toda a estrutura necessária para pouso e decolagens encontra-se disponível.
Sobre o leilão anunciado pelo Governo Federal, conforme publicado no site da Secretaria de Aviação Civil, a previsão é que o leilão dos aeroportos indicados no programa AmpliAR seja realizado no segundo semestre deste ano.






