Palmas
21º
Araguaína
26º
Gurupi
22º
Porto Nacional
22º
SAÚDE PÚBLICA

Prefeitura entrega reforma de postinho de saúde do bairro JK

15 maio 2024 - 09h21

Há 43 anos, a aposentada Maria José dos Santos, de 71 anos, mora no Setor JK e fez questão de participar do evento de reinauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, realizado no último dia 13. Maria conta que a unidade é a referência para ela sempre que precisa de ajuda profissional para cuidar da saúde.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
“Eu amo esse postinho e agora ele voltou dessa reforma lindo para a gente. Vou voltar a frequentar ainda mais feliz, porque o nome do meu amigo está na porta. Ele que foi uma figura essencial para o desenvolvimento e  melhoria da nossa comunidade”, disse a aposentada.  A unidade recebeu o nome de Eurico da Costa Carneiro, o Carneiro do Guincho, cidadão conhecido e com vários serviços prestados no Setor JK.
 
No evento, o prefeito Wagner Rodrigues reforçou o compromisso da saúde municipal na melhoria de todos os equipamentos públicos para os cidadãos e servidores.
 
"Esta conquista representa mais um passo em nossa missão de proporcionar o melhor serviço de saúde com muita qualidade, digno e acessível a todos que são atendidos pelo município”, disse Wagner.

Estrutura modernizada
 
A UBS do Setor JK recebeu diversas melhorias, incluindo a substituição completa e impermeabilização do telhado, novo revestimento cerâmico das paredes, instalação de piso tátil, nova pintura, renovação das instalações elétricas, troca da caixa d'água, entre outras modificações. O investimento de mais de R$ 520 mil tem origem na emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes.

Uma inovação ecológica na estrutura é o sistema de drenagem implementado em todos os ar-condicionados. Também foram colocados pisos táteis, um novo revestimento cimentado na calçada e na entrada da unidade com o intuito de melhorar a acessibilidade para a população.
 
A aposentada Aldenê Mesquita, de 61 anos, moradora do JK há 30 anos, elogiou a reforma e a reabertura do posto de saúde. “A UBS JK está de parabéns. Agora, com essa reabertura, a qualidade de vida em nosso bairro e comunidade vai melhorar muito”.

Profissionais capacitadas 
 
Uma curiosidade é que a unidade de saúde do JK é a única do município a ter uma equipe totalmente composta por mulheres na equipe de Saúde da Família, equipe de Saúde Bucal, nas sete agentes comunitárias de saúde e na equipe multiprofissional composta por médica, enfermeira, técnica em enfermagem, técnica em vacina, farmacêutica e administradoras.

A unidade já está funcionamento partir desta quarta-feira, 14, 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e atende cerca de 3.500 pessoas que residem no Bairro JK e na Vila Dertins.

Expansão do cuidado 
 
“Além das unidades que já foram reestruturadas e entregues, ainda temos a construção da nova UBS do Araguaína Sul 2, a revitalização dos prédios das unidades do Alto Bonito, Maracanã, Cimba, Oeste e Costa Esmeralda e a reforma nas instalações do CCZ e Vigilância Sanitária”, informou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
 
A prefeitura também avança nas obras da nova sede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e no processo licitatório para a construção da unidade de saúde no Setor Pedro Borges.

Desde 2022, a prefeitura já inaugurou as UBS Luciane Ponciano, no Distrito Novo Horizonte, e Dr. César Delgado, no Setor Tereza Hilário, Dra. Esmeralda Medrados, na Vila Azul, além de ter reestruturado e entregue as unidades Avany Galdino, no Bairro São João, Manoel dos Reis, no Jardim das Flores, do Bairro de Fátima, Albeny Soares, Setor Couto, Dr. Francisco Brito na Vila Aliança e a UBS Pedro Pacífico de Lima, no Nova Araguaína.

Homenageado
 
Natural de Carolina, no Maranhão, Eurico da Costa Carneiro, conhecido como Carneiro do Guincho, estabeleceu-se em Araguaína durante os anos 60, quando o município ainda pertencia ao Estado de Goiás. Exerceu diversas atividades na cidade, atuando como professor de Educação Física, coordenando desfiles de 7 de Setembro em instituições de ensino públicas e privadas, e liderando a Seção de Trânsito do município.
 
Nos anos 80, fundou sua própria empresa de guincho e ambulância, prestando serviços não apenas na região norte do Tocantins, mas também nos estados do Maranhão e Pará. Além de suas atividades profissionais, teve uma trajetória política, sendo eleito vereador em duas ocasiões, nos anos de 1995 e 2003. Residindo no Bairro JK, construiu vínculos com a comunidade local, oferecendo assistência e participando de eventos e celebrações.

Destacou-se como membro proeminente do Moto Clube Falcões de Aço, sendo reconhecido por sua motocicleta triciclo amarela. Carneiro foi casado com Geralda Barbosa Costa e deixou um legado familiar, com duas filhas e sete netos. Seu falecimento ocorreu em março de 2012, aos 64 anos de idade.