Palmas
31º
Araguaína
33º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
ARAGUAÍNA E PARAÍSO

PRF realiza ação preventiva de saúde direcionada para caminhoneiros no Tocantins

30 novembro 2023 - 17h54

Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, promoveu ações de aferição da pressão arterial em caminhoneiros, nas unidades operacionais da PRF nos municípios de Araguaína e Paraíso do Tocantins.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Os comandos foram realizados no âmbito nacional da instituição e fazem parte das metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), buscando a redução da sinistralidade no trânsito, especialmente em casos que envolvem veículos de carga, pelo fato de possuir maior gravidade. 

A ação tem o objetivo de fornecer informações essenciais aos motoristas sobre seus parâmetros, conscientizar acerca dos cuidados com a saúde e da responsabilidade de todos os agentes inseridos no tráfego. Além disso, coletar dados para a realização de um mapeamento quanto às condições de saúde dos motoristas profissionais.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizada em 2019, o perfil do caminhoneiro tem idade média de 44,8 anos e tempo de profissão de 18,8 anos, rodando em média 8,5 mil km por mês e trabalhando cerca de 11,5 horas por dia. 

A PRF reitera seu compromisso com a segurança viária e destaca a importância da colaboração interinstitucional na busca por estratégias eficazes que beneficiem a saúde e o bem-estar de todos.

*PRF