A realização de eventos no Centro de Convenções de Araguaína antes mesmo da inauguração oficial tem gerado críticas por parte de moradores da cidade. Nas redes sociais, o principal ponto de insatisfação é o fato de o espaço ainda estar com as obras inacabadas, o que, segundo os relatos, violaria uma Lei Municipal em vigor.
PERFIL DIREITA JOVEM LEVANTA QUESTIONAMENTO
A controvérsia ganhou força após uma publicação do perfil Direita Jovem Araguaína, que questionou o anúncio do evento comemorativo do aniversário do Sindicato Rural de Araguaína (SRA). A festividade conta com a participação do artista de renome nacional, Almir Sater, com venda de ingressos individuais e mesas para o público que chega a R$ 4 mil reais.
Segundo o perfil, a utilização do Centro de Convenções contradiz a Lei Municipal nº 3183, sancionada em 30 de novembro de 2020, pelo então prefeito Ronaldo Dimas. A legislação proíbe a inauguração ou entrega de obras públicas que estejam inacabadas ou sem condições de atender ao propósito para o qual foram destinadas.
EVENTOS ANTERIORES NO ESPAÇO
Este não é o primeiro evento realizado no local. Em setembro deste ano, o Centro de Convenções foi sede da 38ª Conferência de Escola Dominical, promovida pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).
Nos stories publicados pelo perfil Direita Jovem Araguaína, foi levantada a seguinte pergunta:
“Não tem a rede de energia, só com gerador. Ainda a rede de esgoto não tá pronta. Como o lugar que não está ‘pronto’ já teve dois grandes eventos privados e com venda de ingressos???? [sic]”
POSICIONAMENTO DA PREFEITURA
O Portal O Norte entrou em contato com a Prefeitura de Araguaína para buscar esclarecimentos sobre a situação e aguarda o retorno oficial por parte da gestão municipal.
NOTA - PORTAL NORTE
Centro de Convenções de Araguaína em Fase Final de Ajustes
De acordo com a Lei Municipal nº 3.183, sancionada em 30 de novembro de 2020, que proíbe a inauguração de obras inacabadas, a Prefeitura de Araguaína esclarece que o Centro de Convenções ainda não está sendo inaugurado, mas sim submetido a ajustes finais.
No evento em comemoração aos 57 anos do Sindicato Rural de Araguaína, promovido pelo próprio sindicato, será realizado um teste para avaliação da acústica e demais detalhes em eventos de grande porte. Este evento, de caráter distinto do congresso já realizado no local, auxiliará na identificação de eventuais adequações necessárias antes da entrega definitiva da obra.
Para a realização do evento, o Sindicato Rural arcou com uma taxa de locação de R$ 21.096,40, valor pago à Fundação de Atividade Municipal Comunitária (FUNAMC) e destinado ao tesouro municipal. Ressalta-se que esta taxa de aluguel é livre de todas as despesas operacionais, como esgotamento sanitário, limpeza e gerador de energia, que foram assumidas integralmente pelo Sindicato Rural.
Além da taxa de locação, o sindicato absorveu todas essas despesas para a realização do evento.
Após a entrega oficial, o Centro de Convenções poderá ser locado mediante cobrança de taxa calculada com base na metragem quadrada do espaço. Os valores definitivos serão divulgados pela Prefeitura de Araguaína posteriormente. A administração municipal reforça que ainda não há data prevista para a inauguração oficial.
Prefeitura de Araguaína