Palmas
21º
Araguaína
22º
Gurupi
20º
Porto Nacional
21º
FIQUE ATENTO!

Vai viajar? Confira dicas para manter sua casa segura nas férias

21 dezembro 2023 - 10h16

A chegada das tão esperadas férias traz consigo aquela preocupação de quem vai viajar e precisa deixar a casa fechada por alguns dias. Visando a prevenção de invasões ou outros imprevistos, a GMA (Guarda Municipal de Araguaína) dá dicas de segurança residencial durante a ausência dos moradores.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
As primeiras recomendações se referem à discrição, sendo mais prudente colocar as malas no carro ainda dentro da garagem e não comentar com qualquer pessoa estranha ou em redes sociais a informação de que toda a família irá se ausentar.
 
“Informe apenas os familiares mais próximos ou algum vizinho da sua confiança para que fique atento a eventuais movimentações estranhas no entorno da casa. Em qualquer situação fora da normalidade, o cidadão pode acionar a Guarda pelo 153 ou a Polícia Militar pelo 190”, orienta o subcomandante da GMA, Márcio Odilon.
 
Mais dicas
 
Não deixe luzes acesas na casa o tempo todo. Ao percebê-las ligadas durante o dia, os ladrões entendem que a casa possivelmente está sem a presença dos moradores.
 
Deixe fechadas todas as portas e janelas e, se possível, instale equipamentos de segurança eletrônica, como alarmes, sensores de presença, câmeras e cerca elétrica, dificultado ao máximo a entrada de ladrões.
 
Outra dica importante é, se tiver uma pessoa da sua confiança, peça para que ela faça visitas periódicas na casa, mantendo a calçada limpa, retirando o lixo caso tenha, alimentando os pets e executando a rega das plantas. Isso causará a impressão de que há movimentação normal no local.
 
Mais uma orientação é guardar dentro da residência itens como escadas, caixas de ferramentas e qualquer outro item que possa ser usado para invadir a casa.
 
Evitando outros imprevistos
 
Quem possui cerca elétrica, sensores de movimento, alarme e câmeras de vigilância precisa se certificar que tudo está funcionando de forma adequada, por isso é importante agendar uma vistoria.
 
Outras medidas simples podem evitar, sobretudo, o risco de incêndios durante a ausência dos moradores:
 
- Desligue os aparelhos eletrônicos das tomadas, evitando que, em caso de quedas de energia eles ocasionem curto-circuito ou a queima dos equipamentos
 
- Feche os registros da água e do gás, evitando vazamento ou incêndio.