Palmas
25º
Araguaína
27º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
EM ARAGUAÍNA

Vigilante é exonerado após ser flagrado dando cadeirada em moradora de rua

05 julho 2022 - 15h45Por G1 Tocantins

Uma moradora de rua foi agredida por um vigilante da Nova Feirinha, em Araguaína, no norte do Tocantins. Um vídeo gravado no local mostra o homem dando uma cadeirada na mulher e depois correndo atrás da vítima. A agressão aconteceu nesta segunda-feira (4).

A Nova Feirinha é um centro de comércio popular de Araguaína. No local há vários restaurantes, além da venda de itens como roupas, hortaliças, verduras e carnes, entre outros produtos.

O vídeo que circula nas redes sociais começa no momento em que o homem bate com a cadeira nas costas da mulher. Depois de ser agredida, a vítima também pega uma cadeira, arremessa contra o vigilante e corre.

O funcionário público ainda persegue a mulher, mas a gravação é encerrada e não é possível ver o que aconteceu.  

O que diz o município

A Fundação de Atividades Municipal Comunitária de Araguaína (Funamc) afirmou, em, nota que lamenta a forma como uma mulher em situação de rua foi tratada por um vigilante na Nova Feirinha e disse que o funcionário foi exonerado.

Segundo o município, a atitude do guarda não condiz com as orientações para o cargo. “Ressalta ainda que realiza treinamentos com os vigilantes mensalmente para a proteção do patrimônio público e que, pelo descumprimento, o servidor foi exonerado”, diz a nota.

A Funamc afirmou que a qualidade de vida das pessoas em situação de rua faz parte das ações de assistência social do município e que foram implantados serviços sociais e de saúde que beneficiam esses moradores, como o Banho Solidário e Consultório na Rua.

“Eles ainda contam com acompanhamento do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e é ofertado continuamente tratamento gratuito para dependência química na Unidade de Acolhimento Adulto e no CAPS/AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas)”, afirma o município.