Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
SUL DO ESTADO

Brigadistas estão há três dias combatendo incêndio em Talismã

03 setembro 2021 - 10h23Por G1 Tocantins

Brigadistas estão há três dias combatendo um incêndio que atingiu uma fazenda e áreas de preservação na zona rural de Talismã, no sul do estado. O combate é feito pela Defesa Civil da cidade e funcionários da propriedade rural. A suspeita do órgão é de que as chamas tenham começado depois que um pé de buriti atingiu a rede de distribuição de energia.

O G1 solicitou um posicionamento da concessionária de energia do Tocantins, a Energisa, e aguarda uma resposta.

O fogo começou na madrugada da última quarta-feira (1º) no território de uma fazenda. As chamas atingiram um pasto e depois passaram para uma área de preservação permanente. Até esta quinta-feira (2) tinham sido queimados cerca de 150 hectares.

São 15 brigadistas trabalhando para conter os focos. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Talismã João Carlos Lopes, eles conseguiram impedir que as chamas atingissem os assentamentos PA Nova Canaã e PA Talismã.

"Das cinco frentes [de fogo], três foram controladas e com rescaldo monitorado por dois brigadistas. Há uma linha de fogo de mais ou menos 7 km em círculo, sendo que em 5 km foi controlado", explicou.

A previsão é de que o incêndio seja totalmente controlado na tarde desta sexta-feira (3).

Este é o segundo incêndio de grandes proporções registrado na zona rural de Talismã neste ano. No mês de agosto, um incêndio atingiu uma fazenda produtora de soja e se espalhou rapidamente. O fogo inclusive conseguiu atravessar uma rodovia e causou uma nuvem de fumaça gigantesca.