Palmas
33º
Araguaína
27º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
PERIGO!

Uma das cachoeiras mais visitadas em Taquaruçu é interditada para turistas

17 setembro 2019 - 10h35Por G1

A estiagem que já dura mais de 100 dias no Tocantins transformou a paisagem no distrito de Taquaruçu. Além das constantes queimadas, as cachoeiras que formam o principal atrativo turístico da região sofrem com a diminuição do volume de água. Na cachoeira do Escorrega Macaco, uma das mais visitadas, o acesso para turistas foi interditado em função do risco de acidentes.

A Escorrega Macaco fica na mesma trilha da cachoeira da Roncadeira, a mais conhecida da região. O responsável pela propriedade onde estão as duas quedas d'água, Neusival Mendes, afirma que o volume diminui a cada ano e que a preservação na nascente é uma preocupação, já que além do turismo a água que cai das cachoeiras abastece as casas do distrito.

"Toda a população de Taquaruçu depende exclusivamente da água da roncadeira para se abastecer. Então se acontecer algum problema nós temos uma comunidade inteira sem água", afirma.

O doutor em Recursos Hídricos Fernan Vérgara afirma que a ação humana pode agravar um problema que já é gerado pela falta de chuvas. "Uma barragem não autorizada com um desmatamento, um processo erosivo, podem acelerar esse processo, acelerá-lo, intensificá-lo mais ainda".

A previsão meteorológica indica que Palmas só deve receber volumes de chuva consideráveis a partir da segunda quinzena de outubro.