Palmas
24º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
ARAGUAÍNA

Comunidades afastadas do centro contarão com novas unidades básicas de saúde

01 julho 2020 - 12h27

As comunidades do Parque Bom Viver e Setor Pontes, localizados respectivamente a 11 e 13 quilômetros de distância do Centro da cidade, contarão a partir do segundo semestre de 2020 com novas unidades básicas de saúde. Serão mais de 2.600 moradores beneficiados com maior comodidade e atendimento mais perto de casa.

Iniciadas em 2015 e após passar por algumas readequações, a obra da UBS Bom Viver foi retomada no último mês de abril e já conta com um percentual de 85% executados, com a conclusão prevista para o final do mês de julho.

Já a obra de ampliação da UBS do Setor Pontes está com trabalhos previstos já na próxima segunda-feira, dia 6 de julho, com prazo para conclusão no final de agosto. Após a ampliação, a UBS do setor, que funciona atualmente em um imóvel alugado, retornará ao prédio reconstruído.

Atendimentos ofertados
A infraestrutura das novas UBS conta com auditório, banheiros, salas de vacinação, curativos e procedimentos, consultórios odontológicos, farmácia, almoxarifado, expurgo/esterilização, triagem, coleta de exames, copa, depósito de material de limpeza, além de consultórios médicos, de enfermagem e de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (PCCU).

Nas unidades são ofertados diversos atendimentos do Programa de Saúde da Família, como consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero (PCCU), Teste do Pezinho, imunização, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização e administração de medicamentos.

Investimentos em Saúde
Desde 2013, a comunidade araguainense vem acompanhando à ampliação da rede de atendimento e melhoria os serviços oferecidos na cidade. A Prefeitura construiu seis novas Unidades Básicas de Saúde nos setores Cimba, Dom Orione, Maracanã, JK, Costa Esmeralda e Lago Azul.

Outras unidades passaram por reformas e ampliação, como a Palmeiras do Norte, Couto Magalhães, Bairro de Fátima, Araguaína Sul, Albeny Soares de Paula e Manoel dos Reis Lima. A UBS Avany Galdino da Silva, no Bairro São João, foi reconstruída e ampliada. Além disso, o sistema de agendamento de consultas em todas as UBS foi modernizado com a implantação do 0800 da Saúde.

O combate às endemias ganhou agilidade com a aquisição de motos para o Centro de Controle de Zoonoses. Agilidade que também chegou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com as motolâncias.

Inaugurada em 2019, neste ano foram iniciadas as atividades do Centro Especializado em Reabilitação (CER), que atende a pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual e tem capacidade para atender 100 pacientes por dia, de Araguaína e de municípios das regiões do Bico do Papagaio, Médio-norte Araguaia e Cerrado Tocantins Araguaia.

A partir da próxima semana, será iniciada a reforma de todas as 20 unidades básicas de saúde de Araguaína. A construção de outras quatro UBS, nos setores Raizal, Araguaína Sul, Vila Azul e no distrito de Novo Horizonte, está em processo de licitação.