Palmas
31º
Araguaína
29º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
COMPETIÇÃO

Araguainenses conquistam quatro medalhas no campeonato estadual de ciclismo

17 novembro 2023 - 09h18

Atletas de Araguaína conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze no Campeonato Estadual de MTB Maratona (XCM) realizado no último dia 12, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. A empresária Wêslla Aguiar e o estudante João Victor da Silva ficaram em primeiro lugar em suas categorias, já o empresário Walter Marquezan alcançou o segundo lugar e a servidora pública Jorleane Cunha ficou em terceiro. A competição é exclusiva para atletas tocantinenses e conta com um percurso de estrada de terra que soma 64 km.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Na categoria Elite Feminino, Wêslla concluiu a prova em 2 horas e 18 minutos. "Me sinto feliz em encarar esses desafios e reconhecer em mim um potencial que jamais imaginei que teria além de inspirar outras mulheres e elevar o nome de Araguaína no cenário Estadual. Tudo isso é muito gratificante", contou a empresária.

Neste ano, essa foi a segunda competição em que Wêslla conquistou o primeiro lugar. Na Categoria Open Feminina, ela foi bicampeã no Desafio de Mountain Bike, realizado pela Prefeitura de Araguaína, em junho, no Garimpinho. Segundo a atleta, o destaque no ciclismo é uma consequência da paixão pelo esporte.

"Comecei a praticar com a pretensão apenas de manter o corpo ativo e me divertir, mas em um curto espaço de tempo comecei a competir, assim o ciclismo se tornou um propósito. Hoje, como empresária, tenho a honra de poder apoiar outros ciclistas", afirmou Wêslla.

As conquistas fazem parte de um da série de títulos que a atleta obteve ao longo dos últimos três anos participando de competições: 1º Lugar no Desafio XCM de Estreito (MA), Campeã Balsas Race, de Balsas (MA) e 3º Lugar no Campeonato Estadual de Ciclismo de Estrada.

Medalha de Bronze para Araguaína

O histórico e potencial da atleta Jorleane Cunha também impressiona. Na categoria Elite Feminino, ela concluiu a prova em 2 horas e 20 minutos. Segundo ela, a competição exigiu muito condicionamento físico.

"É um percurso com uma subida bem pesada e alguns trechos com pedras soltas que pediam mais atenção. Muito vento e sol, mas uma estrada que dava uma boa velocidade e com participantes bem preparados. Foi um desafio manter o ritmo e a atitude na prova para pegar a melhor posição possível", explicou Jorleane.

Adepta do ciclismo há sete anos, em 2020 a servidora pública decidiu competir e, de lá para cá, acumula diversos títulos. Em junho deste ano, ela também participou do Desafio de Mountain Bike no Garimpinho e alcançou o 2º lugar.

Em 2021, Jorleane foi vice-campeã na prova de Contra-Relógio individual na Copa Norte e Nordeste e, em 2022, obteve o 1º lugar no Campeonato Estadual de MTB. Neste ano, também garantiu o bronze na prova de Contra-Relógio individual no Brasileiro de Estrada Master, dentre outras vitórias em provas da região.

Mais medalhas

Na categoria Infanto-juvenil, João Victor Silva Carvalho, de 14 anos, levou para casa sua primeira medalha de ouro no Campeonato Estadual de MTB Maratona (XCM). Na categoria Master C, o empresário Walter Marquezan conquistou a medalha de prata.

João Victor é adepto do esporte desde 2020 e atleta há um ano e concluiu a prova em 2 horas e 19 minutos.  "Tinha muitos competidores experientes, foi desafiador, pois exigia muita técnica, mas fiquei muito feliz por representar a nossa cidade e também os jovens que conheço, que não puderam ir", expressou o atleta.

*Prefeitura de Araguaína