Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
EM PALMAS

Educação e Bombeiros firmam parceria para implantação de modelo Cívico-Militar Esportivo

09 janeiro 2024 - 08h46

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) assinaram, nesta segunda- feira, 8, um Acordo de Cooperação Técnica, para implantação do modelo cívico-militar esportivo no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, no município de Palmas. A ação foi proposta pela deputada estadual Vanda Monteiro.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O objetivo da parceria é contribuir com o aprimoramento dos resultados educacionais, conforme especificações estabelecidas nas estratégias inovadoras de gestão e operação de ações educativas, consorciadas entre a Seduc e o CBMTO e explicitadas no plano de trabalho da equipe gestora.

A unidade de ensino é uma das primeiras escolas estaduais de Palmas, com suas atividades iniciadas no ano de 1991. Atendendo cerca de 200 estudantes com o ensino médio integral no ano de 2003, a escola passa a ser Colégio Esportivo Militar (Cemil) Santa Rita de Cássia e, tem expectativa de atender 500 estudantes, neste ano de 2024, com turmas do ensino médio, além do 8º e 9º ano do ensino fundamental, em tempo integral.

A implantação do modelo de Colégio Esportivo Militar foi atendida, após a realização de escuta da comunidade escolar, audiência pública com servidores, pais e estudantes, realizada em outubro de 2023.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comentou sobre a importância da parceria e da confiança no trabalho com a educação. “Agradeço a parceria e a confiança. Estamos felizes em contribuir com a educação daquela região. A expectativa da comunidade é muito boa, pois a procura por vagas aumentou significativamente. Isso representa a aceitação da comunidade por esse novo modelo de escola e ensino”, destacou o comandante.

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, enfatizou a importância do ensino de qualidade. “Queremos uma educação que garanta um futuro melhor para nossos estudantes. Com essa parceria, vamos garantir um olhar esportivo e pedagógico, o que pode influenciar diretamente na transformação das pessoas por meio da Educação. Temos uma equipe coesa para a oferta do melhor ensino com uma instituição que proporcione melhores condições de aprendizagem e ensino para todos os estudantes”, finalizou.

Colégios Militares e Cívico-Militares

A parceria entre a Seduc e o CBMTO existe desde o ano de 2021, no Colégio Esportivo Militar Jardenir Jorge Frederico, localizado em Araguaína. A unidade escolar atende cerca de 820 estudantes atualmente. E também está em andamento a implantação da parceria no Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado, em Araguaína, para o atendimento de cerca de 700 estudantes.

A rede estadual conta com 27 Colégios Militares atendendo 12.761 estudantes, em 23 municípios. As Escolas Cívico-Militares da rede estadual são 11 unidades.

*Secom Tocantins