Palmas
31º
Araguaína
31º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
COMPETIÇÃO

Rally dos Sertões tem programação em Palmas a partir desta sexta

31 agosto 2022 - 14h47

A 30ª edição do Rally dos Sertões chegará em Palmas na tarde dessa sexta-feira, 02. A Capital sediará o único descanso obrigatório da competição, que será no sábado, 03. A Vila Sertões funcionará no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, onde os veículos participantes do Rally ficarão expostos para visitação e a programação da passagem do evento também contará com o concurso 'Sabores dos Sertões - Estrela Sebrae 50+50', premiação do 'Concurso das Artes do Rally Internacional da Educação' e o show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, marcado para às 15 horas, do sábado, 03.

Apenas a caravana sertões conta com mais de 2 mil integrantes e a expectativa é que o evento atraia cerca de 5 mil pessoas, dentre apoiores, familiares dos participantes, imprensa e visitantes. A estimativa da Agência de Turismo de Palmas (Agtur) é que a passagem do Rally dos Sertões promova a ocupação de 75% das vagas dos hotéis em Palmas e também movimente restaurantes, bares e cafés, além do serviço de transporte de passageiros. "O evento gera emprego e renda e fomenta a economia da cidade, a arrecadação tributária e a visibilidade turística da nossa Capital", destaca o presidente da Agtur, Tom Lyra.

Palmas recebeu o Rally dos Sertões pela primeira vez em 1998 e já é parte do roteiro em 15 edições. Com suas avenidas largas e estrutura planejada, a Capital tocantinense se destaca por receber um evento de grande porte, com 308 competidores, sendo 189 veículos inscritos.

Trânsito

Para o ordenamento do trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) atuará para garantir a travessia dos competidores, que entrarão em Palmas pela Avenida JK, sentido Paraíso do Tocantins, até a Vila Sertões. O evento também contará com um estande das forças de segurança, com participação da Sesmu, da Guarda Metropolitana, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. 

Programação

Vila dos Sertões e Estrela Sebrae

Aberta ao público, a Vila dos Sertões receberá visitas na sexta-feira, 02, das 16 às 22 horas; e, no sábado, a partir das 15 horas. Entre as atrações está a culinária palmense, com participação de mais de 20 empreendimentos na Carreta Sebrae, com pratos exclusivos e regionais, com comidas salgadas e sobremesas. No sábado, às 17 horas, será a premiação da 'Estrela Sebrae 50+50', onde o melhor prato será anunciado.

Esquadrilha da Fumaça

A grande atração do sábado é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, depois terão as premiações Concurso das Artes, Sabores dos Sertões, Sertões Series 2021 e Sertões Sul.  

Rally

Na manhã do domingo, 04, os competidores iniciarão a 8ª Etapa do Rally dos Sertões, Palmas a Mateiros (TO).  A competição, que reúne automóveis e motos, teve início no dia 26 de agosto e segue até o dia 10 de setembro, com um roteiro que cruza as cinco regiões do Brasil, em homenagem ao Bicentenário da Independência, com um percurso total de 7.202 km. A largada ocorreu em Foz do Iguaçu (PR) e a chegada será em Salinópolis (PA), cruzando oito estados brasileiros - Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará.

De acordo com a organização do Rally dos Sertões, a 30ª edição tem o dobro do tamanho e se tornará a maior competição mundial, já sendo a maior das Américas. 

Além dos competidores, o Rally dos Sertões conta com as expedições, que ocorrem em paralelo, com roteiros para motos e carros, onde as pessoas querem se divertir sem competir. São mais de 250 expedicionários que estão conhecendo grandes tesouros turísticos, entre eles, Ilha do Bananal e Jalapão.