Palmas
30º
Araguaína
26º
Gurupi
26º
Porto Nacional
30º
EDUCAÇÃO

Tocantins promove Encontro dos Grêmios Estudantis de Escolas Estaduais

09 agosto 2022 - 16h31Por Ascom

O Teatro Público Municipal Professora Adriana Correia Campos, será palco nesta quinta-feira, 11, às 8 horas, de um Intercambio dos Grêmios Estudantis das Escolas Estaduais de Pedro Afonso. O encontro idealizado pela Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju) e Secretaria da Educação (Seduc), é uma organização da Diretoria Regional de Educação (DRE) e tem como objetivo estimular o envolvimento, a cidadania e o protagonismo juvenil na vida estudantil.

Atualmente são mais de 400 grêmios estudantis instituídos em todo o Estado. No Tocantins, a Lei Estadual nº 763, de 26 de junho de 1995, regulamenta e dá legitimidade a essas organizações formadas pelos estudantes. De acordo com o Gerente de Mobilização e Articulação Juvenil da Seju, Fernando Mota, o objetivo é fortalecer a representatividade e dar voz aos estudantes junto à comunidade escolar. “É muito importante essa participação dos grêmios estudantis dentro das escolas. Nós temos o papel de revitalizar e estruturar essas entidades por entendermos que essa é a maior representatividade juvenil que temos dentro da escola, pois é através disso que podemos realizar ações em beneficio dos alunos. Essa é uma das nossas prioridades e por isso estamos fazendo essa formação, justamente para orientar as diretorias dos grêmios estudantis”, destacou.  

O encontro realizado em Pedro Afonso possibilitará o acompanhamento das ações realizadas por esses estudantes. Também será desenvolvida uma roda de conversa com os presidentes dos grêmios estudantis das escolas estaduais, de modo a contribuir com orientações, além de planejar futuras ações que possam ser desenvolvidas em conjunto com as Secretarias dos Esportes e Juventude e Educação.

O Orientador Educacional e Articulador Estadual dos Grêmios Estudantis da Secretaria de Educação, Júlio César da Rocha, destacou algumas das ações que serão desenvolvidas no encontro. "Na formação eles vão apresentar um plano de trabalho de gestão, fazer mesa redonda para discutir o Estatuto da Juventude, o que pode ser melhorado nas relações dentro da unidade de ensino e de que forma o Grêmio Estudantil pode contribuir para a gestão escolar. Vamos trazer alguns casos de sucesso de alunos que se destacaram nos programas e projetos federais para que exponham a experiência", explicou. 

Ainda no mês de agosto, estão previstos encontros dos grêmios estudantis nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis.