Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º

Tocantinense é 3º colocado no Prêmio Jovem Cientista 2010

28 outubro 2010 - 09h50

O primeiro estudante do Estado a figurar entre os três melhores pesquisadores do Brasil, escolhidos pelo Prêmio Jovem Cientista - Edição 2010 - é da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Nesta terça-feira (26), o acadêmico do 10º período do Curso de Engenharia Ambiental (Campus de Palmas), Aderlânio da Silva Cardoso, de 24 anos, conquistou o 3º lugar (categoria estudante de graduação) na premiação - a mais importante do País em matéria de pesquisa, e uma das principais da América Latina. Nesta XXIV edição, o concurso teve como tema: "Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro", e bateu recorde de participação, com mais de 2.100 inscritos.

No trabalho, Aderlânio desenvolveu um estudo sobre a obtenção de biodiesel a partir de microalgas coletadas na estação de tratamento de esgoto da região das Arnos em Palmas. A pesquisa teve início em 2008, e consiste em retirar microalgas da estação de tratamento para extração de óleo e a obtenção de biodiesel. “As vantagens do uso das microalgas como matéria-prima na produção do biodiesel estão relacionadas à qualidade do óleo extraído, muito semelhante ao óleo de alguns vegetais que já são utilizados para a produção de biodiesel”, disse o estudante. (Com informações da assessoria de imprensa UFT)