Palmas
24º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º

UHE Estreito entra na reta final com o início da formação do reservatório

06 janeiro 2011 - 12h42

Com a emissão da licença de operação da Usina Hidrelétrica Estreito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, no último dia 24 de novembro de 2010, o Consórcio Estreito Energia – Ceste iniciou, no dia 1º de dezembro, o enchimento de seu reservatório, localizado no Rio Tocantins, na divisa dos Estados do Maranhão e Tocantins.

O início da formação do reservatório representa o mais importante marco para o empreendimento começar a operar a primeira de suas oito turbinas que, juntas, terão potência instalada de 1.087 MW, o suficiente para atender à demanda de uma cidade com quatro milhões de habitantes.

O processo do enchimento do reservatório da UHE Estreito foi realizado com o fechamento escalonado das comportas do vertedouro, estrutura destinada para escoar a água das cheias do Rio Tocantins e que está localizada no lado tocantinense do canteiro de obras da usina.

Cumprindo os compromissos assumidos no âmbito do licenciamento ambiental do empreendimento, o Ceste desenvolveu a limpeza de áreas para dar início ao enchimento do reservatório, concluiu o remanejamento da população, bem como recompôs a infraestrutura, como estradas, pontes, redes de energia, entre outras, que estavam localizadas em áreas a serem diretamente interferidas pelo futuro lago ou pela área de seu entorno, que será destinada para preservação permanente.

Com 555 quilômetros quadrados de área, incluindo a calha natural do rio, e 260 quilômetros de extensão, o reservatório da Usina de Estreito abrangerá 11 municípios, sendo dois no Estado do Maranhão e nove no Tocantins. São eles: Carolina e Estreito (MA), Babaçulândia, Barra do Outro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins (TO). O Município de Aguiarnópolis não será interferido pelo reservatório, uma vez que a área no município compreende apenas parte do canteiro de obras da usina. A previsão é que o enchimento do reservatório leve aproximadamente três meses para completar seu nível máximo, alcançando a cota de 156 metros acima do nível do mar, o que dependerá do período de chuvas e das vazões afluentes.

Para informar e orientar às comunidades da área de abrangência da UHE Estreito sobre a formação do reservatório, o Ceste vem desenvolvendo, desde o mês de setembro, uma campanha de esclarecimento sobre o estágio da obra, a previsão de enchimento do reservatório e os cuidados a serem tomados durante o período de enchimento.

Equipes de mobilização social realizam visitas aos moradores da região comunicando sobre essa nova etapa da Usina. Os Prefeitos, presidentes das câmaras de vereadores e membros dos Comitês de Co-gestão da UHE Estreito foram os primeiros a serem informados pessoalmente sobre o planejamento desse novo marco que é o enchimento do lago.

A campanha de comunicação sobre o processo de formação do reservatório da Usina de Estreito envolve ainda divulgação na mídia impressa e eletrônica, como veiculações nas emissoras locais de rádio e TV.

Ações de segurança e saúde
Para que todo o processo do enchimento do reservatório seja realizado com sucesso, o Ceste adotou uma série de medidas na área de segurança e saúde. Placas de sinalização foram instaladas para informar a população sobre a interrupção de acessos devido à formação do lago. Também foi mapeada a disponibilidade de soro antiofídico em unidades de saúde da região para atender eventuais acidentes com animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões, que poderão se deslocar durante a fase do enchimento.

Equipes de biólogos, veterinários e técnicos especializados atuam no resgate da fauna, que pode migrar em busca de abrigo ou ainda permanecer na área do reservatório. Cartazes e panfletos estão sendo distribuídos nos municípios com orientações para que a comunidade não mate, não alimente ou mesmo não tente capturar esses animais. A recomendação do Consórcio é que, ao avistar algum animal silvestre, o morador deve imediatamente ligar para o telefone gratuito 0800-280.91.91, que acionará uma equipe responsável para fazer o resgate desses animais.

Todo o processo de enchimento do reservatório será constantemente monitorado. Equipes de fiscalização percorrerão o entorno do reservatório para evitar eventuais riscos durante o procedimento. Também para garantir a segurança durante o processo de formação do lago, o Ceste conta com o apoio de órgãos públicos.

A pesca nesta fase do enchimento será conforme a legislação. E como a piracema começou em novembro e vai até fevereiro, justamente dentro do período previsto para o enchimento do lago, a pesca, neste período, em função da piracema, não será permitida, conforme a legislação ambiental.

A previsão é que a entrada em operação comercial da primeira turbina seja realizada no 1º trimestre de 2011 dependendo, porém, do período de chuvas e das vazões afluentes.

Histórico da UHE Estreito
Um dos maiores empreendimentos de geração de energia elétrica em construção no país e um dos projetos prioritários do Programa de Aceleração do Crescimento – o PAC do Governo Federal, a Usina de Estreito teve suas obras civis iniciadas em 2007, logo após a emissão da licença de instalação pelo IBAMA, em dezembro de 2006. Em sua fase de implantação, a Usina de Estreito movimentou a economia local gerando mais de 10 mil empregos diretos e 25 mil indiretos, sendo a maioria formada pela mão de obra da região, além de aproveitar as empresas e serviços dos Estados do Maranhão e Tocantins.

Um dos principais desafios conquistados pelo empreendimento foi o desvio do Rio Tocantins, pela estrutura do vertedouro, realizado em setembro de 2009. O procedimento possibilitou o início da construção da barragem da UHE Estreito, que foi concluída no começo deste mês de outubro. (Com informações da Ascom UHE Estreito)