Palmas
31º
Araguaína
33º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
LEVANTAMENTO

Ações do Detran reduzem número de óbitos no trânsito em 2023

13 janeiro 2024 - 08h58

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam uma redução de 6,59% no número de mortes relacionadas a acidentes de trânsito no Tocantins em 2023. De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2022 foram registrados 546 óbitos, já em 2023 foram 510 vidas perdidas por conta de acidentes nas vias e estradas.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O Governo Federal através da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), estabeleceu como meta a redução de 50% no número de mortes no trânsito até 2030. Para atender a esse objetivo foi criado o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o plano conta com seis pilares fundamentais: gestão de segurança no trânsito, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento às vítimas e normatização e segurança.

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), é um dos órgãos que aderiu ao Pnatrans, e o resultado dessa atuação é a redução no número de mortes no trânsito e nas notificações de vítimas não fatais de acidentes. Em 2022 deram entrada nos hospitais do estado 621 pacientes, já em 2023 foram 328 entradas, uma redução de 47,18% nos dados, vale ressaltar que essas notificações incluem casos envolvendo vítimas que deram entrada com mais de 24 horas do ocorrido.

Com a mensagem Paz no trânsito começa por você, a campanha educativa de 2024, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e para o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, as ações educativas e de fiscalização do órgão de trânsito estadual vem ao encontro dessa meta. “Ao longo de 2023 foram realizadas diversas ações educativas, de fiscalização e campanhas publicitárias com foco na redução dos números de sinistros de trânsito e, consequentemente, do número de vidas perdidas, atingimos bons resultados, mas apesar da redução o número ainda é alto e nenhuma morte no trânsito é aceitável, por isso as ações vão se intensificar este ano, nosso objetivo é a construção de um trânsito mais seguro e consciente para todos”, finalizou.

*Secom Tocantins