Palmas
33º
Araguaína
35º
Gurupi
33º
Porto Nacional
32º
SANEAMENTO E PRESERVAÇÃO

Ações socioambientais da BRK no Tocantins e Pará atenderam mais de 40 mil pessoas em 2023

10 janeiro 2024 - 10h15

Cerca de  40 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram das ações socioambientais realizadas pela BRK no Tocantins e Pará, ao longo do ano de 2023. A concessionária, responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, executou diversas atividades visando a sensibilização e conscientização sobre a importância do saneamento e a preservação do meio ambiente, fortalecendo os conceitos sobre uso consciente dos recursos naturais.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

De acordo com a diretora de operações da BRK no Tocantins e Pará, Sandra Leal, a concessionária tem construído uma relação com a população que vai além da prestação de serviço de água e esgoto. "Ao longo do ano, nossa missão foi levar conhecimento sobre saneamento de forma lúdica, alcançando crianças, jovens e adultos, e promover a disseminação sobre a importância do consumo de água tratada, do tratamento de esgoto e da preservação da água em todas as esferas", explica.

A supervisora de responsabilidade socioambiental, Telma Resplandes, detalhou que a companhia segue um cronograma anual e que há mais ações previstas para 2024. "Aprimoramos as iniciativas a cada ano, trazendo atividades mais direcionadas ao nosso público em parcerias com secretarias de meio ambiente e assistência social dos municípios. Em 2024 seguiremos com diversas iniciativas nas cidades atendidas pela BRK", destacou.

Programa Portas abertas

1.200 estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) e vivenciaram de perto, os processos de tratamento de água durante visitas técnicas. O objetivo do projeto é contribuir com a formação e estimular os jovens sobre a importância do meio ambiente para a qualidade de vida.

Outra ações

As atividades ocorreram de forma simultânea em várias cidades, em atividades com agenda anual, como a Semana do Meio Ambiente e a Semana da Árvore e outras foram desenvolvidas de forma mais especificas em cada região. Entre as atividades promovidas pela BRK para a comunidade estiveram: palestras, visitas de porta a porta, atividades de lazer e educação como tapete educativo e realidade 360°, Caravana da água, Nave BRK, Teatro, soltura de alevinos, plantio de mudas, encontros com a comunidade, apoio a corridas e pedaladas, PIT STOP ambiental, Mulheres Mais renda, Cursos profissionalizantes, Oficina de Muralismo, Arte para a pessoa idosa e muitas outras atividades.

A BRK realizou ainda um evento exclusivo para filhos de funcionários: o BRKids, que envolveu as crianças e os profissionais da empresa em um dia de conscientização ambiental. Na programação do evento estavam o cuidado com a terra para o plantio, exposição de desenhos, a Corrida do Saneamento, jogo de tabuleiro e outras ações para conscientização sobre a importância do saneamento na vida das pessoas.

Além disso, a companhia participou como parceira de eventos institucionais dos municípios e estado, órgãos e entidades que discutiram sobre meio ambiente e sustentabilidade, como ICLEI Governos Locais para a Sustentabilidade, Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG), Feira do MEI, Micro e Pequenas Empresas de Paraíso (EXPOMPEP), Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), e do 1º Fórum de Sustentabilidade do Tocantins,  levando tecnologia, discussões e alternativas para um meio ambiente mais sustentável.

*Ascom