Palmas
23º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
ATÉ HOJE!

Adapec alerta produtores rurais sobre prazo para declaração obrigatória

29 novembro 2023 - 12h14

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta os produtores rurais tocantinenses para ficarem atentos ao fim do prazo para a declaração obrigatória de informações pecuárias que encerra no próximo dia 30 de novembro. A expectativa é de que, aproximadamente, 70 mil produtores rurais façam a declaração de todas as espécies de animais de produção.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A Adapec destaca que a declaração de informações pecuárias envolve animais das espécies: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, abelhas e animais aquáticos, existentes na propriedade. E quem deixar de declarar o rebanho de sua propriedade, até o término do prazo, pagará multa de R$ 127,69 por propriedade e terá a ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

“O controle sanitário é fundamental para o Tocantins, por isso, mesmo após a retirada da vacina contra a febre aftosa, os produtores rurais devem informar à Adapec os dados sobre os animais existentes em suas propriedades, por isso, quem ainda não fez a sua declaração procure um dos escritórios da Adapec e preencha o formulário de declaração de informações pecuárias”, informa o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

*Secom Tocantins